Sábado, 24 de Junho de 2017 |

Colunista


Cantinho Ecológico


Marco Aurélio


verdade@cpovo.net


POLO NORTE E POLO SUL
A Terra possui duas extremidades bem frias, que são chamadas de Polo Norte e Polo Sul. Essas duas regiões se localizam no extremo sul e extremo norte da Terra. É nessas duas regiões em que as temperaturas mais congelantes são registradas, mas mesmo possuindo essas características em comum, essas duas extremidades da Terra possuem outras características que as diferem bastante uma da outra.

Características do Polo Norte
O polo norte (também conhecido como ártico ou boreal), fica localizado no extremo norte do planeta terra. E é bem nesse extremo norte que se encontra o oceano glacial ártico, não havendo terra nessa região. O frio chega a ser tão grande que a água fica congelada criando calotas de gelo enormes. As temperaturas no polo norte chegam a cerca de - 43 a - 26ºC. durante o inverno, e durante o verão fica em cerca de 0ºC. É próximo a região do polo norte que podemos encontrar os famosos esquimós e seus iglus. Apesar de o polo norte ser uma região gelada, alguns animais são dotados de caracteres que lhes permitem viver nesse tipo de ambiente. O maior exemplo dos animais que vivem naquela região é o urso polar. Além dele, também fazem parte da fauna do polo norte alguns tipos de peixes, focas, leões marinhos e baleias.

Características do Polo Sul
O polo sul (também conhecido como Antártida) fica exatamente oposto ao polo norte, lá no extremo sul do planeta. Diferentemente do polo norte, é considerado como um continente, pois está localizado em uma região de terra, terra essa, que é coberta por camadas de gelo. Há também, na região da Antártida, elevações no nível do terreno, proporcionando a esse polo a criação de montanhas de gelo. Estudiosos afirmam que essa é a região mais alta, e ventosa do planeta, sendo também a mais fria. Os ventos já chegaram a 320 km/h e sua altitude máxima é de 2.992 metros, e a cada metro acima a temperatura cai em -1ºC. Assim como no polo norte, no polo sul também há animais vivendo por aquela região, mesmo ela sendo mais gelada que o norte. E entre os animais mais conhecidos estão alguns tipos de pinguins, baleias, peixes e aves. Esses animais buscam essas regiões mais geladas para poderem se reproduzir.

CURIOSIDADES
* O Polo Norte e o Polo Sul formam o eixo sobre o qual a Terra gira. As linhas imaginárias chamadas meridianos começam neles.
* A andorinha-do-mar, uma espécie típica do lugar, faz todos os anos a migração mais longa do mundo. Durante o inverno, a ave deixa o Ártico e voa 35 mil quilômetros para chegar ao Polo Sul.
* O Polo Norte fica metade do ano na escuridão, e a outra, na luz. O Sol nasce por lá no equinócio da primavera (21 de março). Depois, só se põe no equinócio de outono (21 de setembro).
* A aurora boreal, vista no céu polar, consiste em descargas de elétrons e prótons emitidas pelo Sol, que se chocam com os átomos e moléculas existentes na atmosfera do local.

COMENTÁRIOS ()