Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2017 |

Colunista


Cantinho Ecológico


Marco Aurélio


verdade@cpovo.net


BRASILEIRÃO

Ao derrotar o Fluminense na noite da última quarta-feira, o Corinthians sagrou-se Campeão Brasileiro de 2017. Foi o seu sétimo título. Foi uma conquista muito merecida, principalmente depois da espetacular campanha no primeiro turno quando foi campeão invicto. Decaiu bastante no returno, assustando bastante a sua numerosa torcida, porém reabilitou-se no final. O Grêmio é o vice-líder, o Palmeiras o terceiro e o Santos o quarto colocado. No Z4 estão a Ponte Preta, Sport, Avai e Atlético Goianense. Os demais jogos desta rodada foram Ponte Preta 2 X Atlético Paranaense 1, Cruzeiro 2 X Avaí 1, Vasco 1 X Atlético Mineiro 1. Na quinta-feira jogaram Botafogo X Atlético Goianense, Palmeiras X Sport, Chapecoense X Vitória, Coritiba X Flamengo e Bahia X Santos.

CORINTHIANS

Para chegar ao título o Corinthians jogou trinta e quatro partidas, venceu vinte, empatou oito e perdeu seis. Marcou quarenta e oito gols e sofreu vinte e quatro. Tem, portanto um saldo de vinte e quatro.

GREMIO

O Grêmio derrotou o São Paulo na noite da última quarta-feira na Arena por um a zero. Kenemann marcou de maneira acidental para o os tricolores aos 33 minutos da fase inicial. Nesta etapa os gaúichos foram melhores, apesar de jogarem se poupando, pois na próxima quarta-feira enfrentarão o Lanus, no jogo de ida da Libertadores. Foi um gol de sorte pois após o cruzamento do Geromel, Kenemann marcou o gol de rebote com a sua barriga. Na fase final, o tricolor paulista exerceu amplo domínio territorial com um excesso de passes laterais e improdutivos, sem nenhuma profundidade. Apenas nos minutos finais ocorreu uma grande pressão são-paulina, que não obteve êxito graças a grandes defesas do Marcelo Grohe. Com a vitória o Grêmio foi a 61 pontos e está com grandes chances de conquistar o vice-campeonato. Neste domingo os comandados de Renato Potaluppi vão a Vila Belmiro enfrentar o Santos, que já não tem chances de chegar ao segundo lugar deste Brasileirão.

BRASILEIRÃO B

Ao derrotar o Juventude pelo escore mínimo, o América mineiro ficou muito perto do título da competição. Os mineiros livraram quatro pontos para o Inter, que é o vice-líder. Como faltam apenas dois jogos ficou quase impossível os colorados conquistarem o título. As duas vagas restantes para a promoção para o Grupo de Elite estão entre o Ceará, Paraná, Londrina e Oeste. O Z4 já tem três clubes rebaixados, que são os pernambucanos Santa Cruz e o Náutico. O outro é o potiguar ABC. O Luverdense está ameaçadíssimo.

INTER I

No jogo do Inter com o Oeste, o que interessava era o ponto que ia levar os colorados para o Grupo de Elite. A muito custo conseguiu esse intento, pois esteve muito mal. Mesmo sendo comandado pelo Odair Helman, o time manteve os defeitos do Guto Ferreira, como a manutenção do Sasha no ataque em detrimento do Nico Lopez, que só foi entrar no final do jogo. O número de passes errados foi absurdo. Pelo menos procuraram jogar mais com bola no chão sem os chutões para o campo adversário. Neste sábado o Inter vai de “sangue doce” ao Serra Dourada enfrentar o Goiás que ainda pode ser alcançado pelo Luverdense.

INTER II

Agora a direção colorada está reunida com o objetivo de não errar na escolha do próximo técnico. Trata-se de uma decisão muito delicada. Três nomes têm sido cogitados. Abel Braga, Paulo César Carpegiani e Roger Machado. Como vai começar o trabalho do zero, gostaria de ver Roger Machado no comando da equipe colorada.

JUVENTUDE

Os caxienses marcaram passo novamente. Foram derrotados pelo América mineiro por um a zero. Com 50 pontos ganhos estão numa situação tranquila na tabela de classificação. Na próxima sexta-feira recepcionam o Figueirense, que está ameaçado de rebaixamento, no Alfredo Jaconi.

BRASIL

Com duas vitórias consecutivas, o Xavante tranquilizou a sua torcida. Está com 48 pontos e assim já carimbou o seu passaporte para o Brasileirão B para o próximo ano. Neste sábado vai cidade mineira de Varginha enfrentar o BOA.

SELEÇÃO BRASILEIRA

Num jogo insosso a Seleção Brasileira encerrou a série de amistosos deste ano, visando a Copado Mundo da Rússia, contara a Inglaterra em Londres. A nossa representação não reeditou as boas atuações dos jogos das Eliminatórias. Tite já definiu praticamente toda a delegação que vai levar para a Copa. Se tiver dúvidas, certamente serão muito poucas.

SELEÇÃO DO CAMPEONATO

Com muita satisfação recebi o convite da CBF para escalar a minha seleção do Campeonato Brasileiro, edição 2017. Ei-la: Marcelo Grohe; Apodi, Balbuena, Carli e Diego Barbosa; Arthur e Henrique; Luan e Nenê; Wellington Paulista e Henrique Dourado. Melhor técnico: Mano Menezes – Técnico Revelação – Zé Roberto do Vasco – Craque do Campeonato – Luan – Revelação – Arthur.

COMENTÁRIOS ()