Quinta-Feira, 19 de Outubro de 2017 |

Colunista


Cantinho Ecológico


Marco Aurélio


verdade@cpovo.net


AINDA SOBRE A ENCHENTE EM ALVORADA

* Recebi nesta semana um e-mail falando sobre a enchente no Bairro Americana em Alvorada que me chamou muito a atenção. Foi enviado pela amiga Vanessa Marques, sobrinha do proprietário da EDL Terraplenagem, uma das empresas que prestou de forma incansável apoio as vítimas dos alagamentos que assolaram em grande parte nossa tão sofrida população nos últimos dias. Após referir-me na semana passada a louvável atitude de solidariedade prestada pelos gestores da referida empresa durante os alagamentos, a amiga Vanessa lembra que outras empresas também tiveram fundamental importância no apoio destas famílias. Diante desta oportuna lembrança, gostaria de também agradecer publicamente o apoio das empresas e instituições Bento Móveis, São Vicente, Escola São Marcos, CORSAN, Departamento de Esgotos Pluviais de Porto Alegre, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Guarda Municipal, JP Materiais de Construção, Save Ambulância, Atacado Oliveira, Vonpar, Carlesso Redemac, Virtual Materiais de Construção, JC Lopes e Mineradora Freitas. Esta última inclusive tendo suas máquinas operando sempre além do horário que as demais máquinas e caminhões da prefeitura, sempre de forma incansável. Suas máquinas altas conseguiam ir além ajudando quem morava mais ao fundo do bairro. Nesta semana, graças ao esforço de todos e com a ajuda de São Pedro, o nível da água começou a baixar em alguns pontos e muitos moradores já deram início ao processo de reconstrução de suas moradias. A manutenção do apoio e da solidariedade da população neste momento ainda é muito importante.

CONFERÊNCIA INFANTO-JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE DA ESCOLA MUNICIPAL FREDERICO DIHL REALIZADO COM SUCESSO

* Durante a última semana tive a honra de participar da primeira etapa do processo de realização da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, na Escola Frederico Dihl. A realização da Conferência na Escola contou com a participação de alunos, professores e membros da comunidade. Também se fez presente a bióloga Candice Salerno, atual coordenadora do Centro de Educação Ambiental Sala Verde Ligia Rockenbach, da Secretaria Municipal de Educação. Após a apresentação dos quatro eixos e subtemas propostos pelo Ministério do Meio Ambiente: Ar, Água, Terra e Fogo pelos diferentes grupos de trabalho, a escolha do melhor projeto se deu através de votação. O projeto vencedor, com o título “Parceiros Voluntários em defesa dos Animais Abandonados”, recebeu 79 votos, 15 a mais do que o Projeto sobre a utilização de energias limpas em busca de sustentabilidade. As alunas Brenda Leal da Rosa e Nicole Ribeiro de Oliveira foram escolhidas como Delegada e Suplente, respectivamente, e irão representar a escola na etapa estadual e na Conferência Nacional, que será realizada em Brasília-DF, no período de 10 a 14 de outubro de 2013 e contará com a participação de cerca de 700 delegados (as) de 11 a 14 anos, provenientes de todas as Unidades Federativas. Fica aqui o meu abraço para todos os alunos que participaram deste processo interativo, em especial para a Diretora Adriana, que foi peça fundamental para a realização da Conferência.

SALVEM A PRAÇA JOSÉ LUTZEMBERGER EM ALVORADA

* Lembro que quando fui convidado como biólogo para trabalhar no Departamento de Meio Ambiente no ano de 2001, durante o governo da atual Deputada Stella Farias, a revitalização de praças e parques era uma das marcas importantes de seu governo. A praça José Lutzemberger por exemplo, localizada em área próxima ao Cinturão Verde, entre os bairros Jardim Algarve e Jardim Porto Alegre, tornou-se em pouco tempo uma de suas obras inesquecíveis e incontestáveis. Nos últimos anos, encontra-se tão degradada e tão abandonada pela comunidade e pelos gestores que “se Lutzemberger fosse vivo teria morrido de desgosto”. Gostaria de tornar público meu apelo, por respeito ao maior ambientalista que o RS já teve.

COMENTÁRIOS ()