Sexta-Feira, 18 de Agosto de 2017 |

Colunista


Cantinho Ecológico


Marco Aurélio


verdade@cpovo.net


PENSAMENTOS

* Prezados leitores: ao tempo que os saúdo, afirmo que é motivo de enorme felicidade e uma grande honra para mim ter sido convidado para apadrinhar as oitavas séries da Escola Municipal de Ensino Fundamental Frederico Dihl em sua solenidade de formatura, realizada na última sexta feira. O convite ocorreu justamente em meu primeiro ano na escola e no período em que completo 15 anos como servidor público neste município que tanto me honra pela sua história e pela solidariedade de seu povo. Dentro deste contexto, gostaria muito de agradecer pelo acolhimento prestado pelos colegas e pela equipe diretiva desde o início do ano letivo. De certa forma já sinto saudades de todos os colegas e alunos antes mesmo de ir embora. Falo isso em tom de despedida sim, e com um enorme aperto no coração, principalmente pela certeza do dever cumprido com excelência junto de meus colegas e pelas inúmeras amizades feitas na escola. Estarei afastado em 2014 de minhas atribuições docentes nesta escola por motivos profissionais. Diante disso, gostaria de agradecer a família Frederico na pessoa da Diretora Adriana Pegoraro pela oportunidade de desenvolver minhas ideias e meus projetos com os nossos alunos. Durante este período procurei me manter sempre motivado, seguindo a linha do destacado político Ulisses Guimarães que dizia que “o segredo da felicidade é fazer do seu dever o seu maior prazer”. Sendo assim, gostaria também de prestar uma homenagem a todos os professores que de uma forma ou de outra deixaram suas valiosas contribuições a estes jovens em suas trajetórias.

* Queridos formandos e queridos amigos leitores, permitam-me que partilhe convosco os seguintes pensamentos, aproveitando-se do fato de estarmos muito próximos do início de um novo ano:

Nizan Guanaes, publicitário da Parmalat (aquele da propaganda das crianças vestidas com roupas de bichinhos), deu um conselho muito interessante aos seus alunos quando paraninfo de uma formatura de Publicidade e Propaganda. Assim o disse: Não paute sua vida, nem sua carreira, pelo dinheiro. Ame seu ofício com todo coração. Persiga fazer o melhor. Seja fascinado pelo realizar, que o dinheiro virá como consequência. Quem pensa só em dinheiro não consegue sequer ser nem um grande bandido, nem um grande canalha. Napoleão não invadiu a Europa por dinheiro. Hitler não matou seis milhões de judeus por dinheiro. Michelangelo não passou 16 anos pintando a Capela Sistina por dinheiro. E, geralmente, os que só pensam nele não o ganham. Porque são incapazes de sonhar. E tudo que fica pronto na vida foi construído antes, na alma. A propósito disso, lembro-me de uma passagem extraordinária, que descreve o diálogo entre uma freira americana cuidando de leprosos no Pacífico e um milionário texano. O milionário, vendo-a tratar daqueles leprosos, disse: -"Freira, eu não faria isso por dinheiro nenhum no mundo."
E ela responde: -"Eu também não, meu filho".

* Não poderia esquecer de citar a célebre frase de Madre Teresa de Calcutá, que assim o disse: “Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz”. Sejamos melhores e mais felizes. Acredite em si próprio, e as outras pessoas também o farão. Precisamos melhorar a autoestima das pessoas, mas para que isso dê certo, precisamos começar a fazer isto dentro de nós, resgatando valores e acreditando que um outro mundo é possível. Aprenda com suas vitórias, mas preste atenção ao que as suas derrotas têm a lhe ensinar. Você é livre para ser a pessoa que quiser. Mas tem de trabalhar para isso. Seguindo a mesma linha, o médico Oliver Wendell Holmes nos diz que o mais importante da vida não é a situação em que estamos, mas a direção para a qual nos movemos. Lembrem-se queridos formandos, que o futuro não é um lugar para onde estamos indo, mas um lugar que estamos criando.

UM FELIZ 2014 PARA TODOS NÓS!

COMENTÁRIOS ()