Sexta-Feira, 24 de Março de 2017 |

Colunista


Cantinho Ecológico


Marco Aurélio


verdade@cpovo.net

(Foto: )


HOMENAGEM ESPECIAL AO MOVIMENTO ESCOTEIRO DE ALVORADA
* Na coluna desta semana gostaria de fazer uma homenagem especial para uma grande amiga e orientada que estará qualificando sua dissertação de Mestrado na próxima terça-feira na cidade de Assunção, no Paraguay. Olga Dirlei Nunes é professora da Rede Municipal de Ensino de Alvorada e foi uma de minhas alunas mais aplicadas desde que ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciências da Educação da Universidade Evangélica (UEP). Seu trabalho representa de certa forma um pouco de sua linda trajetória de vida, tendo em vista que o tema está relacionado à prática do escotismo e suas influências positivas no contexto educacional, familiar e ambiental dos jovens escoteiros do Grupo Chefe Ieda, localizado no município de Alvorada, onde a mesma é uma das coordenadoras desde 2007.
* O Escotismo foi trazido para a cidade de Alvorada por Nelson Luiz de Souza Bueno, que já havia sido escoteiro, sênior e assistente de chefia no Grupo Escoteiro Sepé Tiaraju, em Palmeira das Missões, sua cidade natal. Juntamente com sua irmã Ieda Maria Bueno Sauer - que na época era relações públicas da associação dos moradores do Jardim Alvorada - fundaram no dia 12 de junho de 1982 o Grupo Escoteiro Astrogildo Inácio de Barcellos, como um departamento da Associação de moradores do bairro Jardim Alvorada, pois precisavam ter uma mantenedora. O grupo teve apoio da prefeitura, pois além de ser o único grupo no Município, atendia crianças de todos os bairros. Desta forma, iniciou as atividades contando com 51 elementos entre diretores, lobinhos, escoteiros, sênior e chefes.
* Em 2001 o grupo fechou por falta de adultos para desenvolverem as atividades com as crianças. Entretanto, no final de 2006 Clayton Fernando Nunes, meu amigo pessoal a quem gostaria também de deixar aqui um forte abraço, sua esposa Olga Dirlei Nunes e sua amiga de infância Shirley Isabel Cambero, que haviam participado do Grupo de Escoteiros Astrogildo Inácio de Barcellos, sentindo falta das atividades escoteiras praticadas aos sábados à tarde, iniciaram um processo para reabrir o grupo escoteiro; Devido à falta de registros anteriores, porém, não conseguiram. Deram início, então, ao processo de abertura de um novo Grupo Escoteiro. Foi aí que surgiu, fundado em 05 de maio de 2007, o grupo Escoteiro Chefe Ieda Maria Bueno Sauer.
* Parabéns querida Olga por mais esta vitória em tua vida. Agora, após as considerações da banca, só faltará defender a tua dissertação em julho deste ano para podermos comemorar por completo. Que este seja o início de uma nova vida como pesquisadora. Acredite em teus sonhos e verás que tudo poderá ser alcançado com dedicação e respeito. Um forte abraço para ti e para toda tua família.

COMENTÁRIOS ()