Terça-Feira, 25 de Julho de 2017 |

Colunista


Cantinho Ecológico


Marco Aurélio


verdade@cpovo.net


CATADORES SÃO TREINADOS PARA ATUAR NOS ESTÁDIOS DA COPA
* Seguindo os critérios da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Coca-Cola Brasil, em parceria com a Fifa, está capacitando 840 catadores de material reciclável em todo o país para atuar dentro dos estádios durante a Copa do Mundo. A empresa e a federação estão responsáveis pela ação de gerenciamento de resíduos sólidos do megaevento. “Vamos coletar o material reciclável e encaminhar para a reciclagem, coletar o lixo orgânico para o aterro ou para a compostagem, tudo com a participação dos catadores, como orienta a PNRS”, destacou o diretor de Assuntos Governamentais, Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola, Victor Bicca. Brasília recebeu o treinamento na manhã desta terça-feira (11), num ambiente marcado pela descontração e que contou com a presença de Fuleco, o mascote da competição. A ação, que teve como teste a Copa das Confederações, será realizada nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo. No período, o lixo sólido produzido nos estádios será coletado e encaminhado à reciclagem nas cooperativas apoiadas pela multinacional, que oferece suporte para a gestão e capacitação em 300 cooperativas em 22 estados. Em Brasília, todo o material coletado no Estádio Mané Garrincha será destinado à Central de cooperativas de Materiais Recicláveis do Distrito Federal. A estimativa é que sejam produzidas 5 toneladas de resíduos passíveis de reciclagem a cada partida.

LABRADOR RESGATA CRIANÇA PERDIDA DE DOIS ANOS NA ARGENTINA
* Um menino de 2 anos, que ficou perdido por 17 horas e sobreviveu em meio a folhas e grama nos pampas argentinos, foi encontrado por um cão labrador chamado León, informou nesta terça-feira uma fonte da Defesa Civil. Nem com um helicóptero e vários carros de patrulha, os 150 homens do serviço de socorro conseguiram encontrá-lo, até que o cão de uma equipe de resgate abriu o caminho para um local à beira de um campo onde dormia o pequeno Bautista Gago. Bautista se perdeu no sábado quando brincava de esconde-esconde com seus dois irmãos, com idades entre 11 e 9 anos, e outras crianças de pais amigos da família Gago na cidade de Tandil, cerca de 400 km ao sudoeste de Buenos Aires, em uma rica área de produção agrícola. O menino foi encontrado ao meio-dia no domingo, depois de uma noite fria, com 10ºC, de acordo com um relatório oficial. Perto das lavouras de soja onde foi encontrado, há pântanos infestados de roedores que poderiam ter sido uma ameaça para Bautista. (Fonte: Terra)

AS BROMÉLIAS E A DENGUE - UMA NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Sociedade Brasileira de Bromélias é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que reúne estudiosos, cientistas, admiradores, colecionadores e produtores de bromélias do Brasil e de outros países. Essas plantas, face o avanço da epidemia de dengue, se tornaram alvo de suspeitas como possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da moléstia. A Sociedade sustenta que as bromélias não são criadouros preferenciais. Mas, com o avanço da moléstia, à mercê de um enorme descuido das autoridades de saúde, a ordem agora é enfrentar o mosquito e não deixar que as bromélias sejam estigmatizadas e transformadas em bodes expiatórios. Veja como cuidar das bromélias:

* Deverão ter sua água trocada pelo menos duas ou três vezes por semana;
* A água deverá ser entornada sobre a terra ou longe dos ralos;
* Regar as plantas com uma calda de fumo (fumo de rolo ou de cigarro colocado em dois litros d'água de um dia para outro ou fervido) ou com solução de água sanitária (uma colher de chá para um litro d'água) duas vezes por semana;
* Também se recomenda a aspersão de todo o ambiente onde as plantas estão com inseticida aerosol piretróide com propelente à base de água (evitar aqueles com querosene) duas vezes por semana.

COMENTÁRIOS ()