Segunda-Feira, 24 de Abril de 2017 |

Colunista


Cantinho Ecológico


Marco Aurélio


verdade@cpovo.net


IV FÓRUM GAÚCHO DE ARBORIZAÇÃO

* A Prefeitura Municipal de Passo Fundo, através do Conselho Municipal de Arborização Urbana (COMAU), em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF), estará promovendo nesta sexta-feira o IV Fórum Gaúcho de Arborização César Luiz Rodrigues. O evento irá tratar de diferentes temas como plano diretor, áreas verdes urbanas, sustentabilidade, manejo de pragas e espécies na arborização urbana. Na manhã deste sábado ocorrerá também um workshop de Escalada em Árvores com início às 8h e término ao meio-dia. O Fórum será realizado no Auditório da Faculdade de Direito da UPF com credenciamento previsto para as 8h do dia 23. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail forumgaucho.contato@gmail.com.

ALVORADA MAIS UMA VEZ ESTARÁ PRESENTE NA PROGRAMAÇÃO

9h - Palestra de Abertura: “Plano Diretor de Arborização e Áreas Verdes Urbanas - Ferramenta para a Sustentabilidade Continuada.” Palestrante: Maria do Carmo Sanchotene (Embaúba Arquitetura e Paisagismo - Porto Alegre / RS).
10h30min - Palestra: “Manejo de Pragas em Arborização Urbana”. Palestrante: Sérgio Brazolin (Centro de Tecnologia de Recursos Florestais - São Paulo/SP).
13h30min - Mesa Redonda: “A Arborização Urbana diante dos Desafios da Sustentabilidade”. Painelista: Tatiani Roland (CEA Sala Verde - Alvorada/RS) Painelista: Lair Angelo Ferreira (Xochicalli Parques e Jardins - Porto Alegre/RS) Painelista: Paulo da Silva Cirne (Promotoria de Justiça de Passo Fundo/RS).
16h - Palestra: “Identidade Cultural e Regional e a Escolha das Espécies na Arborização Urbana”. Palestrante: Paulo Renato Backes (Consultor Técnico - Fundação Gaia - Editora Paisagem do Sul).

WORKSHOP DE ESCALADA EM ÁRVORES

* O evento destina-se à arboristas, coletores de sementes e trabalhadores de concessionárias de energia e telefonia, que habitualmente usam a escalada como técnica de acesso a árvores de grande porte. O objetivo é promover e disseminar as técnicas mínimas necessárias para escalar árvores utilizando cordas e equipamentos de segurança de acordo com as normas utilizadas pela Sociedade Internacional de Arboricultura (ISA - International Society of Arboriculture), divulgar as práticas de manejo da arborização urbana e promover a confraternização entre os profissionais. Serão valorizadas as normas e os equipamentos de segurança para os trabalhos em altura, bem como o respeito pela integridade das árvores.

* Escalada em Árvores - É o conjunto de práticas utilizadas para acessar a copa das árvores no intuito de executar algum tipo de serviço. Esta atividade é enquadrada como “trabalho em altura”, portanto envolve risco e está submetida à legislação vigente. A Norma Regulamentadora - NR 35 - do Ministério do Trabalho é a que contém as regras mínimas necessárias para a execução destas atividades.

* Sites de Interesse:

www.cbea-sbau.com.br / www.sbau.org.br / www.itcc.isa-arbor.com
www.isa-arbor.com / www.wesspur.com / www.sherrilltree.com
www.climbingarborist.com

* Maiores informações: forumgaucho.contato@gmail.com

COMENTÁRIOS ()