Segunda-Feira, 22 de Maio de 2017 |

Colunista


Cantinho Ecológico


Marco Aurélio


verdade@cpovo.net

(Foto: )


Ainda é muito comum nos dias de hoje encontrarmos em algumas cidades brasileiras crianças nos semáforos distribuindo mudas de árvores para a população motivadas por algum projeto ou campanha social que vise à conservação do meio ambiente ou a simples arrecadação de fundos que serão destinados para alguma instituição carente. Muito embora não se questione o valor moral e a intencionalidade destes atos, o fato é que a doação destas mudas sem a respectiva descrição morfológica e as principais necessidades de cada espécie poderá acarretar sérios problemas e conflitos no futuro. A falta de planejamento aliada à falta de conhecimento no momento em que uma determinada espécie é plantada é responsável por grande parte dos problemas vinculados a arborização urbana de nossas cidades. A consequência trágica desta falta de planejamento é que muitas vezes o próprio cidadão que planta uma determinada espécie em um determinado local acaba por suprimi-lo em decorrência destes conflitos ou de sua insatisfação com os resultados.

Segundo a bióloga Maria do Carmo Sanchotene, da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, a tarefa de gerenciar cidades está obrigatoriamente associada à sustentabilidade urbana, a qual remete ao tratamento que as administrações conferem ao verde público e privado dos pontos de vista social, ambiental e econômico. O mundo assiste a deterioração de condições ambientais, a qual resulta na flagrante perda da qualidade de vida de populações. No Brasil, as transformações econômicas e sociais contribuíram para a ocupação desordenada do solo, o que determinou profundas alterações em ecossistemas estabelecidos. O momento requer atitudes firmes e decisões que revertam o processo instalado. É preciso concretizar práticas de sustentabilidade que repercutam gerando benefícios locais, custos aceitáveis, mudanças nos padrões de desenvolvimento e aumento da capacitação pública.

UMA BOA OPORTUNIDADE PARA AJUDAR OS ANIMAIS DE RUA

Amanhã em frente à Prefeitura Municipal estará ocorrendo um brechó solidário que beneficia a causa dos animais abandonados de nosso município. As protetoras que estão organizando a atividade conseguiram mediante doações muitos produtos de qualidade que serão vendidos por valores simbólicos. Muito mais do que adquirir bens com valores satisfatórios você poderá contribuir para amenizar as dívidas contraídas pelas meninas no salvamento de tantos bichinhos abandonados. Você poderá doar ração, medicamentos e ate adotar um gatinho ou um cão. Faça sua parte. Prestigie esta linda ação.

COMENTÁRIOS ()