Terça-Feira, 23 de Maio de 2017 |

Colunista


Cantinho Ecológico


Marco Aurélio


verdade@cpovo.net

(Foto: )



* No Vale da Ferradura, a convivência harmônica com a natureza é um espetáculo à parte. Dá pra curtir o vento, o sol, as belas vistas, um banho de cachoeira e os animais. Lá o turista poderá encontrar animais como o quati, macaco-prego, bugio-ruivo, serelepe, cutia, gambá, mão-pelada, veado-mateiro, graxaim e muitos roedores. E também grande variedade de aves de extrema beleza e raridade. Muitos deles possuem um contato próximo com os seres humanos, como é o caso, principalmente, dos quatis, e em geral se poderá observá-los de perto na área principal do Vale da Ferradura, mesmo sem fazer as trilhas. Consulte os horários mais favoráveis. Os quatis, em grande quantidade no Vale da ferradura, são mamíferos que se alimentam de minhocas, insetos e frutas, apreciando também ovos, legumes e especialmente lagartos. Dormem no alto das árvores, enrolados como uma bola, e não descem antes do amanhecer. Seu órgão mais sensível com certeza é seu nariz, que é móvel e muito alongado. Possui dentes e garras fortes.

* O parque Vale da Ferradura está localizado ao norte do município de Canela RS, na região correspondente às coordenadas 29°16' S - 50°50' W, compreendendo um total de aproximadamente 200 ha, com altitudes que variam de 400 m a 750 m.
Fica no Planalto das Araucárias, popularmente designado como "Serra Gaúcha". Os elementos que compõem a sua flora são típicos da Floresta Ombrófila Mista Montana e da Floresta Estacional Semidecidual Montana, com áreas de transição entre as mesmas e com diversos estágios de sucessão. A área do parque faz parte da bacia hidrográfica do rio Caí. Nesta bacia, existem 11 Unidades de Conservação municipais e/ou particulares, duas estaduais - Parque Estadual do Delta do Jacuí e Parque Estadual do Caracol - e uma federal - Floresta Nacional de Canela.

* O clima da região é superúmido, com as curvas ombrométricas das estações meteorológicas sempre positivas. Há ocorrência de três ou mais meses com temperaturas médias compensadas mensais abaixo de 15°C, que ocasionam a chamada seca fisiológica das plantas tropicais, criadora da estacionalidade.

* O Vale da Ferradura possui variados micro-habitats, com áreas mais expostas a incidência solar, aos ventos e sujeitas a interferência humana, bem como áreas totalmente protegidas, sombreadas, úmidas e sujeitas a inundações periódicas. A preservação destes remanescentes aliada à atividade de educação ambiental ao mesmo tempo que ao ócio, como forma de lazer recreativo, é extremamente importante. O parque é cortado por quatro trilhas, que apresentam características peculiares: trilha do Rio Caí, trilha do Pórtico, trilha das Cutias e trilha das Pinguelas.

Endereço:
Estrada da Ferradura / Canela

Telefone:
(54) 3278.9000

E-mail:
ricardo.silva@valedaferradura.com.br

Site:
www.valedaferradura.com.br

Ingresso para adulto: R$ 7,00

COMENTÁRIOS ()