Segunda-Feira, 27 de Março de 2017 |

Colunista


Cantinho Ecológico


Marco Aurélio


verdade@cpovo.net


POR UM PEDAÇO DE PÃO

“Quando vejo uma criança, ela inspira-me dois sentimentos: ternura, pelo que é e respeito pelo que pode vir a ser” (Louis Pasteur).

Iniciamos o ano letivo em Alvorada com sentimentos contrastantes. Ora vemos alunos e professores felizes pelo reencontro, ora percebemos que os profissionais da educação estão cada vez mais sendo soterrados pelo descaso.

Quase a totalidade das escolas da rede municipal estará trabalhando com períodos reduzidos por conta da descabida forma como está sendo realizada a retirada dos poucos benefícios adquiridos pelos trabalhadores. Até dia 08 de março as aulas, em quase todas as 27 escolas, estarão sujeitas a operação tartaruga. O povo precisa ajudar nessa empreitada. Todos nós estamos sendo castigados pelo péssimo uso dos recursos financeiros, escândalos intermináveis na política, colapso na saúde e uma segurança cada vez mais fadada ao descontrole. Professores, médicos, policiais adoecidos pela falta de materiais para o trabalho, salários que não pagam sequer as contas básicas de uma casa.

E os demais trabalhadores sabem que está feia a coisa toda.

No meio disso temos as crianças. Aos professores resta trabalhar com ternura para não destruir a infância. Ao mesmo tempo que contos de fadas são deixados de lado estão sendo substituídos pelas histórias de terror da TV ou do bairro.

Começamos 2016 com a certeza de que o caminho está tortuoso, mas que nos olhos de cada criança há a esperança de um cidadão crítico, voltado para a defesa do outro, indignado pelo estrago da política suja e interesseira. São esses olhos que devem ser preservados. Não é somente o futuro. É a certeza de que o presente ainda nos traz motivos pra melhorar.

Em cada gesto, em cada movimento, a cada luta travada temos crianças observando a posição dos adultos que com elas convivem. Portanto pense bem como você reage aos chamados da comunidade e aos movimentos que visam melhorias. A lição mais eficaz é o testemunho da vida... o exemplo arrasta...

Bom final de semana para todos!

COMENTÁRIOS ()