Segunda-Feira, 24 de Julho de 2017 |

Colunista


Cantinho Ecológico


Marco Aurélio


verdade@cpovo.net


A SIMPLICIDADE DAS IDEIAS QUE MUDAM O MUNDO
Pensar no quanto precisamos nos adaptar para viver bem é algo vital. Uma idéia simples pode facilitar toda uma história de crises e dificuldades. Exemplos claros são a descoberta do fogo, o desenvolvimento da roda e a invenção da escrita. Quando imaginamos que o ser humano já fez de tudo aparecem inovações simples com potencial imenso de facilitar a vida se tornando revolucionárias.

Os engenheiros sul-africanos Pettie Petzer e Johan Jonker bolaram um jeito simples e prático para facilitar a tarefa nada simples de transportar água enfrentada por milhares de pessoas (principalmente as mulheres e as crianças) no seu país. Essa dupla de engenheiros criou o Hippo Water Roller, um tipo de barril que rola sobre o chão conectado a um eixo. A invenção permite substituir os baldes no transporte da água. O projeto existe desde 1994 e já se expandiu e provocou impacto social em outros 20 países. Muito mais fácil de carregar, o Hippo Water Roller consegue armazenar 90 litros de água: volume praticamente impossível de ser transportado em um balde na cabeça. Ainda existem versões equipadas com um filtro que torna a água apropriada para o consumo. Segundo os idealizadores do projeto, até setembro de 2015, aproximadamente 46 mil barris foram distribuídos, beneficiando até 300 mil pessoas, considerando uma média de 7 pessoas por família (Fonte razoespara acreditar.com).

DESASTRE AMBIENTAL ANUNCIADO EM IMBÉ / RS
Como não se indignar com mais um fato de descaso com o meio ambiente? Dessa vez nosso litoral norte foi atingido pela precariedade e falta de responsabilidade técnica de uma mega empresa. A Petrobrás é responsável pelo derramamento de óleo no mar de Imbé. O prefeito da cidade havia iniciado uma campanha de avisos e reuniões há mais de três meses na busca de soluções para evitar essa tragédia anunciada. Isso não foi acidente. Isso é mais um fato de descaso. Torçamos para que os impactos ambientais possam ser mitigados.

COMENTÁRIOS ()