Ouro no futebol
A seleção brasileira conseguiu finalmente ganhar a medalha de ouro no futebol olÃmpico, depois de ter conquistado medalhas de prata em 1984, perdendo para a França, em 1988, sendo derrotada pela União Soviética e em 2012, quando perdeu para o México.
Não foi um futebol vistoso, com muita desorganização na montagem do time que ficou sem marcar gols nos dois primeiros jogos, sendo alterada a equipe com a inclusão de jogadores que estavam no banco de reservas, mudando a maneira de jogar do Brasil.
Até a partida contra a Dinamarca, em Salvador, a desconfiança foi grande, um time desentrosado e sem estrutura tática, que se transformou com a chegada de uma comissão técnica eficiente, conseguindo três vitórias sem tomar gols e chegar à final com a Alemanha, empatando e conquistando o ouro nos pênaltis.
O técnico olÃmpico do Brasil não tinha bagagem suficiente para organizar o time, mas acabou consagrando-se como o primeiro treinador a levar o futebol brasileiro à conquista da medalha de ouro.
Do lado feminino do futebol aconteceu o contrário, deslumbrou no inÃcio da competição, mas quando enfrentou equipes mais organizadas não ganhou mais, tudo resultado de falta de incentivo ao esporte feminino no Brasil, aliada a uma comissão técnica ineficiente e jogadoras que atuaram de forma equivocada dentro do campo.
Apesar de o ouro olÃmpico ter sido conquistado sobre o time da Alemanha, não conseguiu apagar o vexame da Copa de 2014, quando fomos goleados por 7 a 1, pois ganhamos nos pênaltis e sem impor nosso futebol sobre os alemães.
Agora resta esperar para ver o legado da OlimpÃada para o Brasil, o que será modificado na estrutura do Rio de Janeiro e também na mentalidade dos responsáveis pelos esportes olÃmpicos no paÃs, para que tenhamos mais investimentos no esporte de maneira geral, estimulando o surgimento de novos atletas e a realização de atividades fÃsicas pelas crianças.