Sexta-Feira, 07 de Agosto de 2020 |

Colunista


Conversando sobre o cotidiano


Paulo Franquilin


franquilin.pc@gmail.com


Reação correta da cabo Kátia

As cenas da tentativa de assalto a um grupo de mães numa escola de Suzano, em São Paulo, onde um criminoso chegou apontando sua arma para as mães e crianças, que aguardavam a abertura do portão para participarem de uma homenagem pelo Dia das Mães, revelam que uma policial bem preparada reagiu de maneira correta.

A cabo Kátia Sastre numa atitude profissional, sacou sua arma e atirou diretamente no criminoso, o qual efetuou dois disparos, porém com falha da munição. Depois de proteger-se a policial, aproximou-se chutou a arma, vindo a desarmá-lo e em seguida imobilizou-o e manteve sob controle a situação.

Depois chamou apoio e uma ambulância para socorrer o criminoso, que levado a um hospital veio a falecer em virtude dos ferimentos. Com sua atitude a cabo Katia conseguiu evitar que dezenas de pessoas fossem vítimas de uma ação criminosa, que poderia resultar em perdas humanas e materiais.

O procedimento da policial usou corretamente o Metódo Giraldi, que capacita os policiais paulistas a agirem de forma a preservarem a vida, usando a razão, além de usar gradativamente força, efetuando dois disparos, caso não cessada a ação criminosa, disparar mais dois tiros.

A cabo Kátia efetuou três disparos, imobilizou o assaltante, não veio a agredi-lo depois de imobilizado, agindo de forma racional e correta, sendo, inclusive, homenageada no Dia das Mães pelo governador paulista Márcio França, como reconhecimento por seu ato de extrema competência.

Somente quem desconhece a realidade de uma situação de confronto pode criticar a ação, dizendo que um policial não pode reagir quando estiver de folga, ou seja, deixar que os crimes aconteçam na sua frente, pessoas sejam feridas ou mortas, os pertences sejam levados, assistindo a tudo de forma imparcial.

Mas esclareço que a reação a um crime só poderá ser executada por agentes policiais preparados para utilizarem as técnicas operacionais, devidamente treinados para agirem racionalmente. Assim a reação da cabo Kátia foi extremamente correta e pautada por uma experiência de 20 anos na polícia militar.

COMENTÁRIOS ()