Segunda-Feira, 03 de Agosto de 2020 |

Colunista


Conversando sobre o cotidiano


Paulo Franquilin


franquilin.pc@gmail.com


Três de outubro de 1930

A política do Café com Leite, instituída para alternar na presidência do Brasil políticos paulistas e mineiros foi quebrada por Washington Luis, que indicou outro paulista, rompendo o acordo. Assim os mineiros lançaram Getúlio Vargas como candidato da oposição.

O processo eleitoral iniciou em 1929, encerrando com a votação em março de 1930, com a derrota de Getúlio Vargas no pleito, porém alegando fraudes na contagem dos votos, começou a articulação para que o futuro presidente não assumisse o cargo em 15 de novembro de 1930.

No dia 03 de outubro de 1930, com a tomada da sede do Comando Militar do Sul, em Porto Alegre, iniciou a Revolução que levaria Getúlio Vargas a assumir como chefe do Governo Provisório em 01 de novembro, depois de quase um mês de enfrentamentos entre os revolucionários e as forças que apoiavam o presidente Washington Luis.

Assim a partir deste fato histórico, nas eleições passamos a ter duas datas para a votação, o primeiro turno em 03 de outubro e o segundo turno em 15 de novembro, porém com a passagem dos anos isto foi sendo modificado.

No domingo, 07 de outubro teremos o primeiro turno das eleições e em 28 de outubro, o segundo turno, para eleger os representantes nos níveis federal e estadual, sendo que a origem das datas dos turnos foram duas revoluções, uma em 15 de novembro de 1889, que derrubou a Monarquia e a outra em 03 de outubro de 1930, quando Getúlio Vargas iniciou seus 15 anos de poder absoluto.

Desta forma temos no Brasil eleições democráticas que são realizadas em momentos que comemoram ações que derrubaram os regimes políticos vigentes, com voto obrigatório dos brasileiros, ou seja, querendo ou não os eleitores precisam comparecer e votar.

Assim aproveitem e elejam os melhores representantes para permanecerem nos cargos pelos próximos quatro anos, pois os políticos só estarão lá porque alguém votará neles ou se novamente ocorrer o que aconteceu em 1930, quando revolucionários não aceitaram o resultado das eleições e tomaram o poder à força.

COMENTÁRIOS ()