Sbado, 08 de Agosto de 2020 |

Colunista


Conversando sobre o cotidiano


Paulo Franquilin


franquilin.pc@gmail.com


Dia do Professor

O surgimento de uma data para que os professores fossem homenageados no Brasil aconteceu no ano de 1827, quando o imperador Dom Pedro I instituiu o sistema de ensino em nosso país, sendo implantado toda uma estrutura voltada para que a maioria da população tivesse acesso à escola.

Mas somente no ano de 1963 foi instituída a data de 15 de outubro como o Dia do Professor no Brasil, como um reconhecimento ao trabalho dos profissionais da educação que se dedicam a ensinar as pessoas dentro de salas de aula, devido à vocação de tirarem da ignorância aqueles que não reconhecem as letras e não conseguem realizar a leitura.

Professores são seres especiais que conseguem, através do afeto e da paciência, mostrar cada nova letra, os movimentos para que os alunos desenhem a caligrafia, numa busca para o aperfeiçoamento do ser humano, onde possam decifrar os sinais gráficos no papel e transformem em compreensão do mundo.

Pena que nosso país tenha desvalorizado os mestres ao longo de sua história, num processo de sucateamento das escolas pelos diferentes governos, além de estrutura deficitária para atrair os alunos, resultando na desmotivação dos professores e queda na procura pela formação específica para o magistério.

Enquanto no Japão os professores são os únicos que não precisam se curvar perante o imperador, por aqui nossos educadores são agredidos nas salas pelos alunos, desrespeitados pelos pais e penam com salários insuficientes para conseguirem se sustentar.

Espero que os próximos governantes tenham um olhar diferenciado para a Educação em nosso país, mudando todo o cenário que está posto, com políticas voltadas para que as pessoas tenham a chance de compreender um texto, realizar pequenas contas e aprender a escrever minimamente, através da ação efetiva de professores bem preparados e com estrutura escolar voltada para o ensino.

Que nos próximos anos o 15 de outubro tenha professores felizes, comemorando seu dia, com alunos conseguindo aprender mais, dentro de escolas com excelentes condições de funcionamento, além de salários dignos para esta importante profissão da sociedade brasileira.

COMENTÁRIOS ()