Sbado, 08 de Agosto de 2020 |

Colunista


Conversando sobre o cotidiano


Paulo Franquilin


franquilin.pc@gmail.com


Dias de chuva

Na última semana as chuvas chegaram a níveis muito altos, com inúmeros casos de alagamentos nas ruas das cidades, devido à falta de infra-estrutura e de educação, numa rotina que se repete a cada nova temporada de chuvaradas.

Trafegar pelas ruas em dias de chuva é um risco, pois não se consegue visualizar os inúmeros buracos, há a possibilidade de acidentes e estragos nos veículos, além de ser muito difícil para pedestres caminhar pelas calçadas, tomadas pelas águas.

As estruturas de esgoto, tanto pluvial como cloacal, não dão conta da demanda dos resíduos residenciais e das chuvas, devido à expansão desorganizada dos espaços urbanos, com aumento de loteamentos clandestinos.

Nossas cidades não foram planejadas, porque antes de qualquer estrutura, deveriam ser colocados os encanamentos para condução da água das chuvas e também dos esgotos, depois a definição das ruas e redes de água e luz.

A construção das casas deveria ser o último passo de uma urbanização, porém acontece tudo ao contrário, primeiro as pessoas levantam suas residências e depois pedem a infra-estrutura urbana.
Aliada a todos estes problemas urbanos, os nossos rios, açudes e riachos vão sendo assoreados com terra e lixo, largados por populações que não se preocupam com o meio ambiente.

Na maioria das cidades a rede de esgotos é antiga, construída para atender uma população, mas que cresceu, sem haver a expansão dos encanamentos. Sem esquecer que todo o lixo largado nas vias, acaba indo para os esgotos, entupindo todo o sistema.

As construções irregulares nas margens de arroios e nas encostas de morros também são um agravante, porque muitos desses locais são áreas com solo inadequado para receber estruturas urbanas.

As necessidades de moradia acabam levando pessoas para estes espaços, além de outros que não tem infra-estrutura, somando-se à falta de educação das pessoas, formando um conjunto de fatores, os quais aliados ao clima, resultam nas ruas e casas alagadas por esgoto.

COMENTÁRIOS ()