Segunda-Feira, 03 de Agosto de 2020 |

Colunista


Conversando sobre o cotidiano


Paulo Franquilin


franquilin.pc@gmail.com


Aniversário do 24 BPM

No dia 21 de agosto o 24º Batalhão de Polícia Militar completou 17 anos de existência, com serviços prestados à segurança da cidade de Alvorada, numa trajetória iniciada no ano de 1943, quando um pequeno grupo de brigadianos veio trabalhar no Passo do Feijó, então distrito de Viamão.

Nos anos 1980, a transformação da cidade, com aumento da população, houve elevação do número de policiais, ampliando para Pelotão o grupo que trabalhava no município. Na sequência, no ano de 1989, mais um aumento de policiais transformou a fração numa Companhia, com mais efetivo na segurança pública de Alvorada.

A importância da cidade e a necessidade de proteger a sociedade, fez com que em 1998, fosse criado o Destacamento Especial de Alvorada (DEA), com uma estrutura material e de pessoal com capacidade de atender a demanda de segurança da cidade.

O Destacamento Especial de Alvorada foi transformado, em 21 de agosto de 2002, no 24º Batalhão de Polícia Militar, que se consolidou junto à comunidade alvoradense, tendo ao longo destes 17 anos trabalhado com a prevenção e repressão à criminalidade.

Ao longo destes anos foram desenvolvidos inúmeros projetos sociais pelo Batalhão, o mais destacado é o Programa Estadual de Prevenção à Violência e às Drogas (PROERD), que já formou milhares de alunos, sendo que no dia 15 de agosto, foi realizada a Caminhada da Paz, com 1200 crianças que concluíram o curso, numa bela formatura.

O PM Mirim foi implantado em 2010, com centenas de crianças e adolescentes participando da rotina do Batalhão, num processo de integração com as famílias e a comunidade.

Neste ano o aniversário contou com a presença de 35 novos soldados que chegaram para somar ao efetivo do município, visando melhorar a segurança de todos os moradores e visitantes de Alvorada.

Parabéns a todos integrantes do 24º BPM pelo aniversário!

COMENTÁRIOS ()