Amazônia e as queimadas
O ser humano na sua evolução passou a modificar o meio ambiente, deixando de preservar os recursos naturais, desde os primeiros assentamentos humanos houve a destruição da vegetação e afastamento dos animais selvagens.
Na Europa as primeiras aldeias foram construÃdas em pontos estratégicos, evoluindo para cidades, chegando no século XVIII, a Revolução Industrial, com fábricas que usavam motores alimentados por carvão vegetal, através da queima da madeira das florestas européias.
Esta prática devastou grande parte das florestas nativas do continente europeu, havendo também a exploração das áreas das colônias para matérias-primas, expansão agrÃcola e pecuária, com a conseqüente derrubada de enormes áreas florestais.
No Brasil a colonização iniciou no litoral, sendo destruÃda a Mata Atlântica para a criação dos espaços urbanos, havendo, ao longo dos séculos a devastação de outras florestas tropicais, ficando a Amazônia protegida pela sua distância e dificuldade de acesso.
No inÃcio do século XX, com o desenvolvimento da indústria automobilÃstica americana, fez com que houvesse interesse no látex das seringueiras amazônicas, com acordos entre Brasil e Estados Unidos para a produção da borracha.
Nos anos 1960, com a construção de BrasÃlia, começou a interiorização do paÃs, sendo incentivada a expansão agrÃcola e pecuária para as regiões Centro-Oeste e Norte, iniciando a devastação de enormes áreas da Amazônia para a agricultura e pastagens.
Além disso, foram construÃdas estradas que atravessaram a floresta, para escoamento da produção agrÃcola, havendo incremento da exploração do subsolo, para a retirada de minérios por empresas nacionais e multinacionais.
Chegamos a agosto de 2019, com um aumento das áreas atingidas por queimadas na Amazônia, causando alvoroço dos europeus, os quais destruÃram todas as suas florestas para a industrialização, mas agora estão preocupados com as nossas, que nós, brasileiros, aprendemos a destruir com nossos colonizadores.