Quinta-Feira, 22 de Outubro de 2020 |

Colunista


Conversando sobre o cotidiano


Paulo Franquilin


franquilin.pc@gmail.com


Fake News

Nossos dias são repletos de informações chegando por todos os meios, numa avalanche de inúmeros textos, vídeos e outros tipos de mídia trazendo pessoas, que se identificam como profissionais das mais diversas áreas, para divulgar suas teses sobre assuntos da atualidade.

A facilidade de espalhar boatos para o maior número de pessoas foi ampliada com a criação de novas mídias, que são alimentadas com milhares de mensagens a cada segundo, circulando pelos grupos que vão se criando sem nenhum controle.

Os conteúdos da mídia oficial perdem força, não conseguindo esclarecer tantas informações distorcidas por inúmeros autores, os quais produzem materiais incessantemente, convencendo uma maioria sedenta por informação.

Muitas vezes, mesmo com pesquisa séria na busca do esclarecimento de assuntos polêmicos, as inverdades e o charlatanismo vencem as opiniões de experientes profissionais, levando populações a convencerem-se de que as mentiras são verdades.

Um dos exemplos mais recentes é a polêmica quanto ao uso do álcool gel para a limpeza das mãos, como forma de evitar o contágio do corona vírus, sendo criadas várias notícias falsas, dizendo que o uso é ineficaz.

Até mesmo um químico autodidata manda usar vinagre, enquanto um piloto informa que o uso do álcool gel pode ser captado num bafômetro, quando usado na limpeza das mãos, gerando muita confusão sobre um assunto tão importante.

Os jornalistas sérios precisaram buscar autoridades e especialistas para dizer que o uso do álcool gel é eficiente, sendo uma das melhores formas de prevenir a infecção das mais diversas doenças, inclusive o corona vírus.

Não acreditem em tudo que chega pelas mídias sociais, pois não há nenhum compromisso com a verdade nos materiais produzidos, controlem a vontade de repassar adiante sem verificar a veracidade das informações, agindo assim ajudarão a reduzir a propagação das fake news.

COMENTÁRIOS ()