Lavem as mãos
O novo cenário mundial tem a doença COVID-19 transmitida pelo corona vÃrus, que se espalha numa velocidade espantosa em diversos paÃses, chegando a mais de oito mil mortos e 200 mil pessoas infectadas.
A transmissão da doença acontece pelo ar, quando alguém infectado tosse ou espirra e também pelo contato da pele com partÃculas virais transferidas ao apertar as mãos ou compartilhar objetos.
Nosso Estado já tem alguns casos confirmados e muitas suspeitas, com hospitais sendo invadidos por qualquer um que suponha estar com a COVID-19, superlotando as salas de esperas, contrariando a premissa de evitar aglomerações.
A prevenção começa com o isolamento das pessoas em suas casas, as medidas das autoridades gaúchas fechando escolas, lojas, cinemas e teatros, enfim todos os locais em que haja muitas pessoas reunidas em espaços fechados.
Outras medidas dependem de cada um, limpeza das mãos com álcool gel ou outro produto que retire a gordura da pele, manter os locais arejados, não compartilhar utensÃlios e também evitar deslocamentos desnecessários, principalmente, em transporte coletivo.
Os grupos de risco compostos por idosos, gestantes, diabéticos, com doenças respiratórias ou crônicas devem usar máscaras preventivamente, visando evitar a contaminação pelo ar.
Estas medidas simples não foram adotadas em outros paÃses, devido à s pessoas entenderem que a paralisação do funcionamento de escolas, empresas e serviços era para descansar e viajar, reunindo muitas pessoas em locais diferentes daqueles rotineiros.
Na realidade evitar a propagação do corona vÃrus é uma ação individual, visando o bem da coletividade, inclusive sem estocar mantimentos, pois há garantias de abastecimento de produtos, sendo necessário entender que todos precisam de alimentação.
Manter os cuidados vai evitar a propagação do vÃrus, o colapso do sistema de saúde e permitir que vidas sejam salvas, pois ainda não existem vacinas e nem remédios que combatam a COVID-19.