Música para ouvir
Os estÃmulos que recebemos quando ouvimos uma música estimulam nosso cérebro, que reage transmitindo sensações, que podem variar da euforia à depressão, dependendo do tipo de música e o que estamos vivendo.
A música surgiu desde que o ser humano passou a observar a natureza e ouvir seus sons, passando a imitar usando a voz e criar maneiras de reproduzir o que ouvia, surgindo tambores e também as danças.
Na Grécia, o termo música tem origem nas Musas, divindades que inspiravam as artes. Pitágoras descobriu as notas musicais da forma que conhecemos, tendo os gregos criado o Teatro, onde as tragédias eram cantadas acompanhadas de liras, cÃtaras e flautas.
Os romanos utilizaram a música para conduzir as ações das tropas e cantar vitórias nas guerras, rituais sagrados das religiões, enquanto os egÃpcios acreditavam na origem divina da música e relacionada ao culto dos deuses.
Na antiguidade a música toma tantas formas, expandindo-se de várias formas, com surgimento de instrumentos e desenvolvimento de vários estilos musicais, tendo influência nas culturas dos povos.
O século XX a música se popularizou através do rádio, com invenção de novas tecnologias para gravar e distribuir as músicas, desta forma os artistas puderam ter fama nacional e até internacional, com o advento da televisão nos anos 1950, o vÃdeo passou a divulgar os artistas.
Novos gêneros de música surgiram, os instrumentos musicais tornaram-se eletrônicos, ampliando as formas de criar e disseminar a música popular, com surgimento de vários cantores e bandas com fama mundial.
Chegamos aos nossos dias com uma enormidade de mÃdias para escolher o que ouvir, sendo possÃvel ainda formar nosso próprio repertório, que vai tornar nossos momentos mais felizes, pois música é vida, é o que mais precisamos neste momento de pandemia.