SHURASTEY OR SHURAIGOW
A aventura de Jesse Koz e seu cachorro Shurastey, a bordo do fusca Dodongo, chegou ao fim numa estrada em Portland, nos Estados Unidos, quando numa tentativa de desviar de um engarrafamento, veio a bater de frente com outro veÃculo.
O inÃcio de toda a história aconteceu em fevereiro de 2017, quando Jesse comprou o fusca Dodongo e, em seguida, vendeu todas as suas coisas e pediu demissão de seu emprego, juntando 10 mil reais para iniciar a viagem.
No dia 06 de maio de 2017, junto com o seu cão Shurastey partiu de Balneário Camboriú rumo ao sul do Brasil, deixando para trás sua vida infeliz, conforme dizia, passando a ser livre e feliz, dirigindo seu Dodongo pelas estradas.
Nestes cinco anos de viagem a dupla percorreu 70 mil quilômetros em 17 paÃses, assim conheceram o Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai, BolÃvia, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala, México e Estados Unidos.
O canal no Youtube que mostrava todos os detalhes da rotina das viagens e paradas, possui mais de 500 mil seguidores, com alguns que passaram a viajar pela influência e por tantos outros que não tem a coragem de largar tudo e seguir seus sonhos.
Jesse Koz tinha 24 anos quando iniciou sua nova vida dentro do Dodongo, enquanto Shuraskey saiu de Balneário Camboriú com 2 anos, assim estiveram em áreas geladas, cachoeiras, lagos, desertos e florestas, deixando amigos por onde passaram e muito apoio para seguir em frente.
Dodongo era um fusca, ano 1978, branco, com motorização boxer a ar, que carregava todos os materiais que eram necessários para o descanso e alimentação dos seus dois ocupantes.
Shuraskey era um cachorro da raça golden retriever, que teve seu nome inspirado na música Should I stay or should I go, da banda The Clash e foi o companheiro de Jesse e o astro da página Shuraskey or Shuraigow.
O sonho do trio chegar ao Alaska. em setembro deste ano, foi interrompido numa estrada americana...