Sbado, 03 de Dezembro de 2022 |

Colunista


Conversando sobre o cotidiano


Paulo Franquilin


franquilin.pc@gmail.com


Rainha Elizabeth

Elizabeth II completa 70 anos de reinado, tendo assumido como rainha do Reino Unido, no ano de 1952, quando seu pai, George VI faleceu, sendo a rainha mais longeva, chegando aos 96 anos no dia 21 de abril de 2022.

Desde sua infância foi preparada para assumir como rainha, com uma educação esmerada e voltada para governar o Reino Unido e suas colônias, que no ano de 1926 formavam o Império Inglês, com mais de 50 países sob o domínio da Inglaterra.

Seu tio Eduardo VIII renunciou em 1937, após um ano de reinado, tendo o pai de Elizabeth, George VI assumido como rei, assim com 12 anos ela tornou-se a futura rainha da Inglaterra.

O Jubileu de Platina do reinado de Elizabeth é um marco na história mundial, pois seu reinado é um dos mais longos, perdendo apenas para Luis XIV, da França, o qual reinou por 72 anos, o que poderá ser superado caso a rainha permaneça no trono até o dia 27 de maio de 1924.

Durante o seu reinado Elizabeth acompanhou a descolonização da África e Ásia, com a diminuição dos países sob domínio britânico, além de ter acompanhado muitas guerras e conflitos envolvendo muitos dos reinos.

Além de ver a passagem de sete papas, durante seu reinado ocuparam a cadeira de primeiro-ministro 14 políticos, iniciando com Winston Churchil, sendo que o mesmo número de ocupantes passou pelo cargo de presidente dos Estados Unidos, desde Henry Truman.

Alguns momentos marcaram a trajetória de Elizabeth, entre eles a morte prematura de seu pai, a polêmica envolvendo seu noivado com o príncipe Filipe, visto seu suposto envolvimento com os nazistas, o divórcio de seus filhos e também a morte de princesa Diana.

Perto de completar um centenário de vida, Elizabeth é a soberana mais velha do Reino Unido e a rainha mais idoso do mundo, tendo no príncipe Charles, atualmente com 73 anos, seu primeiro sucessor, havendo mais nove herdeiros na linha de sucessão.

Vida longa à Rainha da Inglaterra...

COMENTÁRIOS ()