Sbado, 03 de Dezembro de 2022 |

Colunista


Conversando sobre o cotidiano


Paulo Franquilin


franquilin.pc@gmail.com


Hora do Parto

Para muitas mulheres o nascimento de um filho é o momento mais importante, pois a geração de uma nova vida tem toda uma trajetória, desde a concepção, passando pela descoberta da gravidez e a expectativa do desenvolvimento do bebê, chegando ao ápice no nascimento.

As formas de realização do parto passam pelo parto normal, sem a intervenção cirúrgica, pela cesariana, onde há necessidade de anestesia e realização de um procedimento médico, também havendo outros métodos de parto, usados em menor escala.

A vida da família muda, completamente, com a descoberta da gravidez, sendo necessária a reestruturação da rotina, com a criação do espaço para receber a criança, compra de roupas e acessórios para o conforto e aconchego da nova vida que se integra à família.

A gravidez altera o corpo da mulher, desde o aspecto físico, com aumento de inúmeros hormônios e outras substâncias, preparando o novo ser que se desenvolve, enquanto no aspecto psicológico há toda uma série de mudanças, com aumento da sensibilidade e de outros aspectos.

O planejamento para a chegada do bebê é acompanhado, geralmente, por médico especializado, o qual verifica todas as fases do desenvolvimento, tanto da mãe, como do ser que está dentro do útero, sendo prevista a data da chegada do bebê.

Nesta data há toda uma preparação da equipe médica, constando médico obstetra, um anestesista, equipe de enfermagem e outros profissionais que o médico responsável entenda ser preciso para o parto ser o mais tranquilo possível.

Tive o privilégio de assistir os partos de meus filhos, momentos incríveis e de muita alegria e felicidade, com profissionais competentes e atenciosos, os quais trouxeram à vida meus filhos, sem nenhum sobressalto e com pleno cuidado em todo o processo.

Por isso revolta ver as imagens de um anestesista, abusando de uma mulher, no momento mais sublime da vida, sem nenhum pudor e respeito pela mãe que trazia ao mundo seu filho e, anestesiada criminosamente, não pode vivenciar seu filho nascer.

COMENTÁRIOS ()