Sbado, 03 de Dezembro de 2022 |

Colunista


Conversando sobre o cotidiano


Paulo Franquilin


franquilin.pc@gmail.com


185 anos da Brigada Militar

No dia 18 de novembro de 1837 foi criada a Brigada Militar, a instituição responsável pela segurança dos gaúchos desde então, iniciando sua trajetória como uma força pública para assegurar a proteção dos moradores de Porto Alegre, durante a Revolução Farroupilha.

Terminado o embate gaúcho, o Brasil, junto com o Uruguai e Argentina, envolveu-se, a partir de 1865, na Guerra do Paraguai e novamente a Brigada Militar levou sua força para proteger o país, através de Corpos de Voluntários da Pátria, guerreando nos países da América Latina.

A trajetória bélica da Brigada Militar continuou depois do fim do Império, sendo que durante a primeira fase da República participou de vários embates, sendo um dos principais a Revolução de 1923, quando chimangos e maragatos lutaram por não concordarem se Borges de Medeiros deveria continuar como presidente da Província do Rio Grande do Sul.

Na Revolução de 1930, quando Getúlio Vargas partiu como coronel da Brigada Militar rumo ao cargo de presidente, viajando de trem desde Porto Alegre até o Rio de Janeiro, culminando com os brigadianos amarrando seus cavalos no Obelisco carioca.

O Movimento da Legalidade, liderado pelo governador Leonel Brizola, possibilitou à Brigada Militar participar ativamente do processo, defendendo o Palácio Piratini, além de outros pontos importantes do Estado, para garantir que João Goulart assumisse a presidência do Brasil no ano de 1961.

Após este evento a Brigada Militar tornou-se uma força policial, assumindo novas atividades, entre elas, o policiamento montado, a atuação em duplas de policiais, além de ter início o patrulhamento em viaturas no final da década de 1960.

A Constituição de 1988 definiu a atuação da Brigada Militar, para ser uma polícia para atender a comunidade, garantindo a proteção dos direitos e prevenindo a prática de crimes nas cidades do Rio Grande do Sul.

Parabéns a todos os integrantes da Brigada Militar pelo excelente serviço prestado aos gaúchos nestes 185 anos de existência da instituição.

COMENTÁRIOS ()