Quinta-Feira, 23 de Maro de 2023 |

Colunista


Conversando sobre o cotidiano


Paulo Franquilin


franquilin.pc@gmail.com


George Harrison: O Beatle Quieto

George Harrison nasceu no dia 25 de fevereiro de 1943, em Liverpool, na Inglaterra, e desde cedo teve interesse na música e seus primeiros ídolos foram Elvis Presley, Carl Perkins e Chuck Berry.

No início de 1956, enquanto andava de bicicleta George ouviu a música Heartbreak Hotel, de Elvis Presley e a canção despertou seu interesse no rock and roll e ganhou seu primeiro violão quando tinha 13 anos, em 1956, iniciando sua trajetória como guitarrista.

Em 1957, juntamente com John Lennon e Paul McCartney, formou a banda The Quarrymen, que em 1960, tornou-se The Beatles, tendo como baterista Pete Best, que se juntou a banda para shows em diversos clubes de Hamburgo, na Alemanha.

No ano de 1962, Brian Epstein, após assistir um show dos Beatles, no Cavern Club, tornou-se empresário da banda, chamando Ringo Star para ser o baterista, completando os Garotos de Liverpool.

George Harrison, juntamente com Johm Lennon, Paul McCartney e Ringo Starr foi o responsável pelo surgimento da Beatlemania, um movimento cultural que influencio toda a geração de adolescentes dos anos 1960.

Mesmo assim suas músicas tornaram-se clássicos: Something foi a segunda música mais regravada dos Beatles, perdendo apenas para Yesterday, enquanto que Here Comes the Sun, I Need You, Taxman e outras também atingiram enorme sucesso.

Por influência de George Harrison, Eric Clapton participou de sua música While My Guitar Gently Weeps, que se destaca pelo solo inigualável de Clapton, juntando dois dos maiores guitarristas solo de todos os tempos.

Com o fim dos Beatles, em 1970, George Harrison seguiu carreira solo e My Sweet Lord foi seu maior sucesso. O assassinato de John Lennon, em 1980, levou gravar a canção All Those Years Ago, que juntou, novamente, George Harrison, Paul McCartney e Ringo Starr.

George Harrison, Paul McCartney e Ringo Starr voltaram a gravar juntos em 1994, no projeto Beatles Anthology e em 12 de novembro de 2001 estiveram juntos pela última vez.
George Harrison nos deixou em 29 de novembro de 2001.

COMENTÁRIOS ()