Pelé
Pelé é sinônimo de futebol, em todos os cantos do planeta, sendo seu nome um dos poucos conhecidos mundialmente, com um significado tão importante para o Brasil, pois Pelé foi o que levou nosso futebol a ser respeitado e imitado pelas demais seleções.
O legado de jogadas, dribles e gols agora será ainda mais conhecido, porque a morte do Rei do Futebol levou as novas gerações a procurar mais informações sobre o jogador mais completo que já existiu.
O amor pelo futebol veio de Dondinho, o pai de Pelé, que, segundo comentam era um excelente jogador e ainda chorou muito na derrota do Brasil para o Uruguai na Copa de 1950, mas Pelé, com 10 anos, prometeu que iria ganhar uma Copa do Mundo.
Pelé iniciou sua carreira no Santos no ano de 1956, quando tinha 16 anos, e no ano seguinte já vestia a camiseta canarinho, cumprindo sua promessa ns Copa do Mundo de 1958, quando foi campeão mundial aos 17 anos de idade.
A magia de Pelé levou multidões aos estádios, foi bicampeão mundial com o Santos nos anos de 1961 e 1962, participou da Copa do Mundo de 1962, chegando ao bicampeonato mundial com a seleção brasileira.
Com o Santos viajou pelo planeta, levando o futebol para todos os continentes, realizando espetáculos para milhares de torcedores, sendo sua força capaz de parar uma guerra na África, quando os inimigos pararam para assistir o futebol de Pelé.
Na Copa de 1966, o Brasil não conseguiu chegar às finais e Pelé foi caçado pelos adversários, sofrendo uma grave lesão, o que levou muitos a dizerem que ele estava acabado para o futebol.
Mas chegou a Copa de 1970 e o Brasil tinha um time espetacular, com o goleiro Félix, os zagueiros Brito e Piazza, os laterais Carlos Alberto e Everaldo, no meio campo Clodoaldo, Gérson e Pelé e no ataque Jairzinho, Rivelino e Tostão.
Pelé disputou sua última Copa do Mundo, sendo o único jogador que ganhou três títulos mundiais, despedindo-se da seleção no ano seguinte e do Santos em 1974, porém depois de jogar futebol nos Estados Unidos, encerrou sua carreira em 1976.
Descanse em paz Rei do Futebol!