Rainha do Rock Brasileiro
Rita Lee Jones de Carvalho nasceu em São Paulo, no dia 31 de dezembro de 1947, recebendo o nome de Rita, em homenagem a sua avó materna, e tendo Lee adicionado por seu pai, Charles Fenley Jones, como homenagem ao general confederado Robert Lee.
Sua musicalidade levou a formar, em 1963, o grupo Teenage Singers, que no ano seguinte juntaram-se ao grupo masculino, originando o grupo Six Sided Rockers, que gravaram vocais no disco de Prini Lorez e um disco compacto com o nome de banda Seis.
Em 1966, juntamente com os irmãos Arnaldo Baptista e Sergio Dias, sob influência dos Beatles e Beach Boys, formaram a banda Os Mutantes, que se tornou uma das principais bandas de rock no Brasil, estando inserida no movimento Tropicalista, misturando rock e ritmos brasileiros.
Rita Lee saiu dos Mutantes em 1972 e iniciou sua carreira solo e seu primeiro grande sucesso foi a música Ovelha Negra, lançada em 1975, quando ganhou o título de Rainha do Rock Brasileiro, tendo formado com seu marido Roberto de Carvalho uma parceria com diversos sucessos.
Sua trajetória musical, com mais de 60 anos, levou à venda de mais de 55 milhões de discos, sendo a quarta colocada na vendagem, ficando atrás de Tonico & Tinoco, Roberto Carlos e Nelson Gonçalves, assim é a artista feminina mais bem sucedida no Brasil.
Vamos sempre lembrar de Rita Lee ao ouvir suas músicas: Ovelha Negra, Mania de Você, Lança Perfume, Agora Só Falta Você, Baila Comigo, Banho de Espuma, Banho de Espuma, Desculpe o Auê, Erva Venenosa, Amor e Sexo, Flagra e Doce Vampiro, entre outros tantos sucessos da carreira.
Além da música, foi escritora, atriz e apresentadora, sendo um expoente dentro da cultura brasileira, influenciando diversos artistas e grupos musicais, tendo sua trajetória interrompida no dia 08 de maio último, deixando o epitáfio: Ela nunca foi um belo exemplo, mas era gente boa.