Sexta-Feira, 09 de Junho de 2023 |

Colunista


Conversando sobre o cotidiano


Paulo Franquilin


franquilin.pc@gmail.com


Carros populares

No ano de 1934 o ditador alemão Adolf Hitler pediu ao engenheiro automotivo Ferdinand Porsche que criasse um Volkswagen, ou seja, um veículo do povo, com as seguintes características: ter motor refrigerado a ar, acomodar 2 adultos e 3 crianças e consumo baixo de combustível, assim surgiu o Fusca, o primeiro carro popular.

O Fusca foi um sucesso de vendas, tendo iniciado sua produção em 1938 e encerrado em 2003, atingindo a marca de mais de 21 milhões de carros fabricados, fazendo do Fusca o modelo único mais produzido de todos os tempos.

No Brasil os primeiros Fuscas importados chegaram no ano de 1950, sendo instalada a fábrica brasileira em 1959, permanecendo em produção até 1986, mas retornou no ano de 1993 e encerrou, definitivamente, no ano de 1996, pois haviam concorrentes mais modernos, na mesma faixa de preço.

Vários outros modelos foram considerados carros populares no Brasil: Uno, Gol e Celta são exemplos de carros com preços acessíveis e sem muito requinte, com facilidade de compra pela população.

Atualmente os carros mais baratos do Brasil são o Renault Kwid e o Fiat Mobi, com preços em torno de 69 mil reais, portanto são os carros mais populares, mas com preço exorbitante para grande parte dos brasileiros, que recebem, em média, um pouco mais de 2 mil reais por mês.

Para diminuir este preço o governo federal emitiu uma nova medida para reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), visando baratear o custo dos carros no Brasil, porém sem muito impacto no preço final, atingindo, no máximo, 6% de redução do valor dos veículos.

Infelizmente não teremos mais carros populares a preços baixos no país, pois nenhum dos governos, federal, estadual ou municipal, abre mão de arrecadar impostos para beneficiar o povo brasileiro.

COMENTÁRIOS ()