TRÊS DEGRAUS PARA CRESCER
Os seres humanos nascem iguais entre si, sem nenhuma diferença contida no seu ser. Todos são iguais e as crianças brincam e convivem entre si sem preconceito. É a essência do ser humano que deveria manter-se assim quando crescesse.
Depois ao crescer e ser educado pela famÃlia o ser humano recebe toda carga de moral e ética que seus familiares possuem. Se a famÃlia é preconceituosa e intolerante vem a formar uma criança que não aceita nada ou ninguém que esteja fora dos padrões dos conceitos de sua famÃlia.
Na escola vem o convÃvio com todos os matizes da sociedade, o ser humano passa a receber, através do ensino, as orientações para a vida em sociedade, onde terá a oportunidade de confrontar suas bases com novas idéias, podendo vencer os preconceitos familiares e mudar seus conceitos. Caso não tenha preconceitos, poderá mudar pela influência da escola.
Depois de sair da escola a sociedade, com todas as suas mazelas, seus grupos e instituições que moldam os seres a terem ações inerentes ao ambiente social em que vivem, muitas vezes tornando-se reflexo de seu meio, defendendo preconceitos ou lutando para que estes não ocorram.
Para ser completo o ser humano passa por três degraus que mudam sua estrutura: a famÃlia que dá a base, a escola que sedimenta as idéias e por fim a sociedade que molda seus integrantes, conforme o espaço destinado a eles.
O preconceito não nasce com o ser humano. Ele é colocado por outros seres humanos que devido a sua formação errada, colocam na mente da criança as idéias preconceituosas.
O sistema escolar necessita, muitas vezes, dar a base que as famÃlias não deram, sobrecarregando seu trabalho de ensinar.
O preconceito nasce desta formação inadequada, quando não são mostradas as diferenças entre as pessoas, ou são mostradas de forma equivocada, formando seres humanos que não aceitam os diferentes em raça, religião, opção sexual e posição social.
Assim cabe ao ser humano subir cada degrau, mas estes degraus precisam ser bem sedimentados e assim criarem pessoas melhores para a sociedade.