Terça-Feira, 21 de Março de 2023 |

Colunista


Conversando sobre o cotidiano


Paulo Franquilin


franquilin.pc@gmail.com


O dia 25 de dezembro marca para milhões de pessoas a data do nascimento de Jesus Cristo, para muitos o Filho de Deus que veio ao mundo para salvar a humanidade e para outros tantos apenas mais um profeta na Palestina. Ainda há os que entendem que Jesus seria o líder de uma revolução dos judeus contra o jugo romano, enfim várias visões sobre o mesmo personagem que é tão importante que contamos o tempo a partir de sua existência neste mundo.
Tenho a percepção de que a cada final de dezembro Jesus renasce, voltando a aparecer, os mesmos filmes sobre sua história são reapresentados, as campanhas publicitárias exploram o espírito natalino com suas mensagens de solidariedade, fraternidade, compreensão, amor e caridade, todas as bases da doutrina de Jesus, deixadas para a humanidade.
Há uma mudança no comportamento das pessoas, ficamos mais tolerantes, entendemos melhor as limitações dos outros, pensamos nas famílias, todos querendo reunir os mais próximos para confraternizar, enfeitamos nossas casas, montamos nossas árvores de Natal, compramos presentes para trocar, enfim, há uma reaproximação das pessoas, um reencontro de vidas.
Seria tão bom que isto fosse mantido por todo o ano, não só neste período, em seguida voltamos a viver nossos mundos isolados, nosso egoísmo, ficamos alheios aos outros, não interagimos, esquecemos de conversar, somos levados de volta ao nosso isolamento, muitos vivendo uma vida virtual, deixando de viver a realidade.
Espero que o renascimento de Jesus realmente aconteça em cada ser humano, independente de sua crença religiosa, que tenhamos nossos seres invadidos pela certeza de sermos humanos, de aceitarmos os outros como são, de entendermos as diferenças e dificuldades de cada pessoa, que sejamos melhores, mais fraternos, solidários e caridosos com todos, que não tenhamos preconceitos, não discriminemos ninguém por suas características, crenças ou modo de ver o mundo.

COMENTÁRIOS ()