Domingo, 29 de Novembro de 2020 |

Colunista


Direito e Cidadania


Victoria Maia



Homenagem à Advocacia

Na última terça-feira, dia 11 de agosto, comemoramos o Dia do Advogado e, por essa razão, com profunda honra e alegria, nesta semana venho dedicar minha contribuição a homenagear os queridos colegas que exercem essa nobre profissão, especialmente na nossa cidade de Alvorada.

A Constituição Federal preceitua a indispensabilidade de nosso ofício à Administração da Justiça. Sem o Advogado não há direitos e garantias assegurados e é através do Advogado que a sociedade tem voz e vez dentro do sistema de Justiça.

O homem não vive sozinho e, por viver com seu próximo, está sujeito a incorrer em conflitos das mais variadas espécies. Para solucionar as lides temos o Poder Judiciário e, para termos a oportunidade de levar a nossa causa a julgamento, temos ao nosso lado o Advogado. A figura do Advogado está equiparada às demais autoridades que atuam nos processos, como Promotores de Justiça e Juízes. Sem essa equiparação a população estaria diminuída, pois teria em seu representante peça enfraquecida na relação processual. Não é o que acontece em nosso ordenamento jurídico. Segundo a legislação vigente, o Advogado tem prerrogativas para agir nos interesses do seu constituinte, cabendo a responsabilização de eventuais agentes que venham a inobservá-las.

Nossa rotina é carregar o sentimento dos que nos confiam os poderes para atuar em seu nome. Seja num pedido de pensão alimentícia, de um benefício previdenciário, de uma verba trabalhista, uma ação indenizatória, na defesa de um réu preso. A Advocacia sempre está presente, buscando, através da lei, assegurar o cumprimento dos direitos de seu cliente.

As lutas são diárias. No nosso escritório, no fórum, nas repartições públicas, nas delegacias. E agora também na esfera virtual em razão das inovações provocadas pelas medidas de prevenção contra a propagação do novo coronavírus. Estamos nos adaptando às sessões de julgamento e às audiências virtuais para que os direitos dos nossos clientes possam ser assegurados ainda em tempos excepcionais como os que vivemos neste momento.

Advocacia é profissão para fortes e corajosos que dedicam seu trabalho e empenho a causa do seu próximo, tendo responsabilidade para reconhecer a importância e o valor da confiança que é depositada pelo seu cliente ao entregar a sua angústia ao profissional do Direito.

Advogar é superar os obstáculos das burocracias que nos são impostas diariamente, é agir com respeito e combatividade para assegurar o direito do nosso constituinte e lutar pela efetividade da aplicação das leis.

Aos interessados em conhecer um pouco mais sobre a história da Advocacia na humanidade, sugiro a leitura do clássico “Como os Advogados Salvaram o Mundo” do autor José Roberto de Castro Neves, uma obra essencial para entender a importância da atuação desses profissionais em diversos momentos históricos que nos conduziram ao mundo como ele é hoje.

Assim, com essa singela reflexão, cumprimento a todos os colegas Advogados e Advogadas, em especial aos da nossa subseção de Alvorada, que diariamente exercem com afinco e dedicação esse nobre ofício, buscando assegurar os direitos dos cidadãos alvoradenses e orgulhando a nossa sociedade.

Vida longa à Advocacia ética, combativa e respeitosa!

COMENTÁRIOS ()