Quinta-Feira, 02 de Fevereiro de 2023 |

Colunista


Direito e Cidadania


Andressa Prado



COPA DO MUNDO E OS CUIDADOS PARA NÃO COMETER INFRAÇÕES DE TRÂNSITO

O Brasil estreou ontem na Copa do Mundo Fifa do Catar (24/11/2022), porém ainda terão pelo menos mais dois jogos e assim como no primeiro jogo o entusiasmo e a euforia toma conta dos brasileiros, e com isso muitas pessoas se caracterizam com roupas verde, amarela e azul e assessórios que muitas vezes acaba se expandindo para seus veículos.

Mas afinal, até onde são permitidos bandeiras, buzinas e adesivos no carro? O que o torcedor pode ou não pode fazer enquanto dirige? É exatamente isso que vamos descobrir ao longo dessa coluna.

Bandeiras podem ser usadas para enfeitar os veículos, no entanto elas não podem de maneira alguma cobrir espelhos retrovisores e atrapalhar a visão do condutor. Caso o condutor seja flagrado por agente de trânsito nas situações apontadas anteriormente, ele poderá ser multado por infração leve.

Agora, se as bandeiras forem usadas nos retrovisores sem atrapalhar a visão de quem dirige, não há irregularidade.

Mais, e colocar bandeiras no capo do veículo pode? Sim, pois não há previsão legal proibindo o uso de bandeiras em capo, no entanto, o condutor precisa se atentar na hora de instalar a bandeira, visto que se mal instalada ela pode levantar e cobrir o para-brisa, impedindo assim a visão do motorista.

Outro risco também, de usar bandeiras no capo, é de elas não estarem bem fixadas e se soltarem e cobrir a placa ou o farol do veículo. Nesse caso, conduzir com placa coberta, é infração prevista no Código de Trânsito, no qual a penalidade é de natureza gravíssima (multa no valor de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH).

Agora, e para aqueles motoristas que adoram meter a mão na buzina, quando o time está vencendo ou fez um gol, pode ou não pode? Segundo o Código de Trânsito, o uso da buzina de forma prolongada e sucessivamente a qualquer pretexto é infração de trânsito de natureza leve. Isso poque o uso da buzina pode assustar motoristas o que inclusive pode levar a acidentes no trânsito. Portanto, nada de comemorar gols com buzinaços, use a buzina somente em casos excepcionais, como para chamar atenção de um pedestre ou motorista.

E para finalizar, o uso de adesivos ou personalização dos veículos para os torcedores mais fanáticos, são permitidos, porém é necessário que o condutor não altere mais de 50% das características originais do veículo, com sua personalização. Caso isso ocorra, é necessário alterar as características do veículo no órgão responsável, pois caso contrário será considerada infração de trânsito gravíssima.

Agora que você já sabe o que pode ou não pode colocar no seu veículo, e os cuidados que têm que ter ao dirigir, não se esqueça se dirigir não beba de maneira alguma, pois nossa legislação é tolerância ZERO para consumo de álcool enquanto dirige, além de ser infração de trânsito que pode levar a suspensão da sua habilitação, você ainda coloca em risco a sua vida e de terceiros.

COMENTÁRIOS ()