Sbado, 03 de Dezembro de 2022 |

Colunista


Direito e Cidadania


Deise Mari Araujo



A TECNOLOGIA DO METAVERSO

A cada dia que passa o termo metaverso está ficando mais “conhecido” e “badalado” na sociedade. Pois, não são poucas as manchetes que anunciam que a tecnologia do metaverso irá mudar a maneira das pessoas trabalhar, estudar, jogar, fazer compras, interagir, etc.

Dessa maneira, em razão dessa perspectiva pergunto: será que as pessoas estão entendendo o que significa metaverso ou estão apenas “curtindo” a ideia da chegada de uma nova tecnologia sem analisar os resultados e as consequências que serão produzidas por ela?

Assim, guiada por este questionamento, acredito ser importante refletir a respeito deste assunto que está começando a ficar mais presente e rotineiro no nosso cotidiano e que promete revolucionar o mundo em pouco tempo.

Mas enfim, o que é metaverso? Dentro do universo tecnológico, metaverso é uma realidade virtual, uma dimensão e/ou um universo onde é possível transcender a tangibilidade e a concretude das coisas.

A palavra metaverso surgiu pela primeira vez em 1992 no livro chamado Snow Crash, cujo autor, Neal Stephenson, descreve metaverso como sendo uma realidade virtual na qual as pessoas conviviam através de avatares em 3D.

Atualmente, os gigantes da tecnologia afirmam que o metaverso fará uma integração entre o mundo real e o virtual e que nesse novo universo as pessoas, com seus avatares e sem sair de casa, poderão interagir e compartilhar coisas com outras em qualquer lugar do planeta.

Essa realidade disruptiva, que promete promover uma conjunção entre o mundo real e o virtual, funciona basicamente com imagens produzidas por hologramas e com o uso de óculos de realidade virtual que possibilitarão interações humanas.

De acordo com Mark Zuckerberg, CEO da empresa Meta (antiga Facebook), devemos “pensar no metaverso com uma internet materializada, onde em vez de apenas ver o conteúdo, você está dentro dele”.

Apesar dessa realidade futurista estar cada vez mais perto, ainda existem alguns desafios que precisam ser vencidos até que o metaverso consiga se popularizar. Entre os obstáculos a serem superados estão, por exemplo, o problemas com alto custo dos equipamentos, as questões de segurança e de interceptações de dados pessoais, a dificuldade de acesso à internet de ultra velocidade, a insegurança e circulação de informações falsas (fake news), o perigo de distorções da realidade (dificuldade de separar o real do virtual), etc.

Enfim, sabemos que esse assunto está engatinhando, mas com certeza é importante ficarmos sempre muito atentos a essas novidades principalmente porque (apesar da euforia pelo novo) não podemos deixar de nos preocupar com o que de fato é real e possível para a população em geral.

COMENTÁRIOS ()