Sbado, 03 de Dezembro de 2022 |

Colunista


Direito e Cidadania


Deise Mari Araujo



BPO FINANCEIRO PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

A melhor forma para se entender do que se trata o BPO Financeiro é começar desvendando o que significa a abreviação BPO (Business Process Outsourcing) que, de maneira simplificada, significa terceirização de Processos de Negócios.

Especificamente no caso de BPO Financeiro, podemos dizer que se trata de uma terceirização dos processos de gestão financeira da empresa, ou seja, na prática, é a prestação de serviços de uma consultoria de backoffice (de retaguarda - atividades importantes dentro da empresa, mas que não são vistas por todas as pessoas) que abrangem diversas atividades do departamento financeiro da empresa, como por exemplo: contas a pagar, contas a receber, faturamento, conciliação bancária, acompanhamento de fluxo de caixa, gestão de indicadores financeiros, organização e registros de documentações financeiras, etc.

Neste momento, você deve estar pensando: qual a vantagem de contratar um BPO Financeiro para pequenas e médias empresas (PMEs)?

Num mercado cuja concorrência se apresenta cada vez mais acirrada e no qual não há espaço para amadores são muitos os benefícios que podem ser citados para que as pequenas e médias empresas terceirizem a sua gestão financeira: como principal vantagem podemos destacar a liberação do empresário para focar 100% nas atividades que irão fomentar e alavancar o crescimento no seu negócio.

Além disso, é possível apontar outras vantagens, tais como:

• Redução de custos;
• Aumento de segurança jurídica com redução riscos de passivos trabalhistas;
• Aumento de profissionalismo com implementação de boas práticas financeiras;
• Otimização da gestão de recebimento de clientes;
• Maior controle de contas a pagar com redução de encargos financeiros;
• Melhor gerenciamento do fluxo de caixa.

Assim, fica evidente que uma boa gestão financeira é indispensável para que as empresas possam se tornar cases de sucesso, pois de acordo com o Sebrae um dos maiores riscos de mortalidade das micros e pequenas empresas é a ausência de gestão financeira.

Desta maneira, as empresas que prestam serviços de BPO financeiro podem ajudar de forma eficiente as PMEs prestando consultoria de como melhorar e controlar seus processos financeiros.

Por fim, se você é PME e acredita que tem problemas e/ou dificuldades no departamento financeiro da sua empresa, avalie a opção de contratar um prestador de serviço de BPO financeiro, pois é valido ter um parceiro (não um terceiro) para auxiliar o empresário nestas atividades que são fundamentais e, além disso, para que se possa focar em estratégias e ações para o sucesso do seu negócio.

COMENTÁRIOS ()