Terça-Feira, 22 de Agosto de 2017 |

Colunista


EducadaMente


Tatiani Roland



“CURIOSIDADES BÍBLICAS”

Esta semana estava lendo um artigo na internet muito interessante que trazia algumas curiosidades bíblicas ao leitor, das quais gostaria de compartilhar algumas aqui neste espaço. Então mate sua curiosidade e conheça alguns segredos do Livro dos livros:

No ano de 1250 o cardeal Caro dividiu a Bíblia em capítulos, que foram divididos em versículos no ano de 1550, por Robert Stevens. A Bíblia inteira foi escrita num período que abrange mais de 1600 anos. É uma obra de cerca de 40 autores, das mais variadas profissões: de humildes agricultores, pescadores até renomados reis.

O Antigo Testamento foi escrito em hebraico, com exceção de algumas passagens em Esdras, Jeremias e Daniel que foram escritas em aramaico. O Novo Testamento foi escrito em grego.

O Codex Vaticanus é provavelmente o mais antigo exemplar da Bíblia em forma completa. A primeira tradução completa da Bíblia para o inglês foi feita por Wycliffe, em 1380. Martinho Lutero foi o primeiro tradutor da Bíblia para a língua do povo alemão. Na biblioteca da Universidade de Gottingen, Alemanha, existe uma Bíblia que foi escrita em 470 folhas de palmeira.

O Livro mais antigo da Bíblia não é o Gênesis, mas Jô. Acredita-se que foi escrito por Moisés, quando esteve no deserto. A Bíblia contém 1189 capítulos e 31102 versículos.

No livro de Ester e no livro de Cantares não se encontra a palavra Deus. O Antigo Testamento termina com uma maldição, e o Novo Testamento termina com uma benção. Há 3573 promessas na Bíblia.

Dos quatro evangelistas, só dois andaram com Jesus; Marcos e Lucas não foram seus discípulos. Judas foi o único dos doze apóstolos que não era Galileu. João era o discípulo mais jovem dos doze.

Adão não teve sogra. A única idade de mulher que se menciona na Bíblia é a de Sara (Gên. 23:1). A primeira cirurgia foi realizada por Deus, quando tirou uma costela de Adão. (Gên. 2:21,22). A arca de Noé tinha três andares. (Gên. 6:16). Noé tinha 600 anos quando terminou a arca.

O sábio Salomão deixou mais de três mil provérbios. A operação matemática mais rendosa foi efetuada por Jesus quando multiplicou 5 pães e 2 peixes para alimentar a mais de cinco mil pessoas e ainda sobraram 12 cestos cheios. Judas vendeu a Jesus por 30 moedas de prata, equivalentes a uns 20 dólares.

A Bíblia é o livro mais vendido de todos os tempos com mais de seis bilhões de cópias em todo o mundo, uma quantidade sete vezes maior que o número de cópias do 2º colocado da lista dos livros mais vendidos, O Livro Vermelho.

Uma ótima semana para os meus amigos leitores, em especial para minha querida amiga Ligia Rockenbach.

COMENTÁRIOS ()