Sábado, 29 de Abril de 2017 |

Colunista


EducadaMente


Tatiani Roland



UM COMEÇO PARA O ANO

E agora? O carnaval acabou, a aula quase começou, o verão vai se despedindo e ainda esperamos pelo início do ano que festejamos há quase dois meses atrás.

Tantas expectativas na virada. Roupas preparadas, ondas saltadas, comida de festa sempre que possível e agora é que vamos iniciar os planos que ousamos traçar.

Claro que isso não vale pra todos. É um jeito de esfriarmos a cabeça frente a tantos desgastes. É como se não quiséssemos ver as coisas como são por necessidade de reabastecer o corpo após tanto sofrimento...

Já diz a doutrina espírita que viemos a esse mundo para sofrer. Pensando nisso é bom saber que nada pode ser pior do que as desgraças que vemos aqui na Terra.

Na quarta-feira passada iniciou o período da Quaresma que para o cristianismo culmina com o Domingo de Páscoa. A palavra Quaresma vem do Latim quadragésima e começa na quarta-feira de cinzas terminando na quinta-feira santa com a Missa da Santa Ceia, isto é, termina antes da Missa da Ceia, ao anoitecer. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal (Fonte: http://www.cantodapaz.com.br/blog/09-o-que-e-a-quaresma).

É importante perceber que, independente da crença ou atividade que desenvolvemos precisamos de um período de descanso, de reflexão, de renovação das esperanças para seguir adiante.

Sim, o ano começou. Recomeça a cada dia dentro da gente. Recomeça se quisermos. Quando as coisas derem errado muitas vezes é melhor o afastamento. Se for pra melhorar, melhora. Caso contrário evitará maiores decepções.

Então, vamos olhar pra frente e batalhar para que 2016 seja muito mais positivo. Vamos ser mais críticos (e não chatos!). A crítica enxerga todos os lados de uma questão e não apenas pontos negativos. Eu também vou me policiar mais. Vamos refletir e questionar muito os futuros governantes do município; vamos ajudar no combate às doenças que podem ser evitadas com nossa ajuda; vamos trabalhar com amor pelo que fazemos e sonhar muito!!!

Afinal de contas cada ano que passa é menos um que vivemos aqui nesse planeta. Se a gente não der valor às coisas boas e pequenas alegrias de cada dia só nos restará olhar o calendário e esperar pelo curto período de descanso chamado férias.

COMENTÁRIOS ()