Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2017 |

Colunista


Entre Linhas


Werner Pfluck


wernerpfluck@hotmail.com


Fora da casinha
Ainda repercute na cidade o desfile do último domingo. Um despropósito, sob vários aspectos. É ruim não ter o tradicional desfile cívico, mas foi pior ainda ter sido realizado dessa forma. Dois meses depois do habitual, mais perto do Natal do que da semana da Pátria. Sem a maioria da sociedade ter sido informada. Após diversos cancelamentos e adiamentos. E a um custo que não se justifica nessas circunstâncias.

Incoerência
A propósito, quanto custou toda aquela estrutura? Palanque, cobertura, arquibancadas, gradis, som, trânsito... para um punhado de espectadores! Na semana em que os CCs receberam seus contracheques em atraso e o prefeito anunciou a redução temporária de seu salário, por dificuldades de caixa, acontece esse desperdício de recursos públicos! A economia que a demagógica redução de salários do prefeito e seus secretários proporcionaria em um ano foi consumida em uma manhã de domingo!

Quanto custou?
Fica uma sugestão aos vereadores que não tenham esquecido de sua atribuição de fiscalizadores das ações do Executivo: analisar os gastos com esse arremedo de desfile, os contratos com os fornecedores e a conveniência de sua realização em pleno novembro.

Lavanderia legal
O governo petista de Dilma Rousseff está tentando matar dois coelhos com um projeto: a repatriação de dinheiro sujo, aprovada na Câmara e que agora vai para o Senado, servirá para diminuir o rombo das contas do governo e ainda livrar corruptos que tenham escondido dinheiro no exterior de qualquer responsabilização criminal. E boa parte dessa grana poderá irrigar legalmente as campanhas eleitorais do próximo ano, sem ser criminalizada. É a legalização do crime. Basta pagar uma multa de 15% e mais 15% de imposto de renda. O texto do projeto abre as portas para legalização de dinheiro proveniente de evasão de divisas, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, sonegação de contribuição previdenciária, falsificação de documento público e particular e até falsidade ideológica. Desde que o pilantra apresente uma declaração de que a origem da grana é lícita... Além disso, essa lei absurda ainda proíbe investigar a origem dos recursos declarados! Isso é um escândalo, uma vergonha, uma podridão! Esse governo passou de qualquer limite!

Modelo
Enquanto o governo se esforça pra limpar dinheiro sujo e engordar o seu caixa, a Polícia Federal calcula que a corrupção causou um rombo de até 42 bilhões de reais na Petrobras... e, nesse assunto, esse mesmo governo só trata de rebolar e saracotear pra se livras das investigações... Que exemplo de governança para a sociedade brasileira!

Pra completar
Semana cheia de notícias esdrúxulas vindas de Brasília. Como se não bastassem essas, tem ainda a multa gigantesca aplicada por decreto da Dilma a caminhoneiros que, mesmo numa dita democracia, resolvem protestar contra o governo, enquanto que bloqueios promovidos pelo MST continuam a ser incentivados por esse mesmo governo! E ainda a outra lei, aprovada nesta semana, do “direito de resposta” na imprensa, que só serve a um propósito, vulgarmente chamado de “mordaça”. Por que a palavra “totalitarismo” não me sai da cabeça?

COMENTÁRIOS ()