Domingo, 24 de Setembro de 2017 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


GRÊMIO
Jogando uma excelente partida, o Grêmio goleou o Caracas na noite da última terça feira, na Arena. O elástico escore de 4 a 1 diz bem o que foi a superioridade gremista. Toda a equipe jogou bem, mas Vargas na sua melhor atuação com a jaqueta tricolor, Barcos, Zé Roberto e Pará merecem um destaque especial. Jogaram muito bem. Pode se dizer que os comandados de Vanderlei de Luxemburgo reeditaram a boa atuação contra o Fluminense. Com essa vitória, a primeira de um clube locatário do Grupo Oito, os gaúchos assumiram a liderança pelos critérios. O próximo jogo do Grêmio será contra o Caracas, na capital venezuelana. A data inicialmente marcada foi o dia doze do corrente. Porém, para essa data está prevista para serem realizados os funerais do ex- presidente Hugo Chaves. Assim, certamente outra data será marcada.

FLUMINENSE
Depois da derrota ante o Grêmio, na semana passada, o Fluminense entrou em crise. Foi eliminado pelo Vasco na semifinal da Copa Guanabara. Na última quarta feira empatou com o Huachipato no Engenhão em um gol. O tricolor carioca dominou amplamente as ações, teve umas dez chances vivas de gol e só marcou um gol de penalte através de Fred. O goleiro Veloso estava numa noite muito inspirada, defendia até pensamento. Na segunda etapa os chilenos começaram a gostar do jogo e quase ao final marcaram o gol do empate. Foi mais um “crime” do Huachipato no Brasil.....Com o empate o Fluminense assumiu a liderança com sete pontos e um jogo a mais.
LIBERTADORES
A noite de quarta feira não foi nada boa para o futebol brasileiro. O Corinthians perdeu para o Tijuana do México e o Palmeiras foi derrotado pelo Tigre, da Argentina e ficou numa situação bastante delicada para se classificar. Na noite de quinta feira o Atlético MG enfrentou o The Strongest da Bolívia em Belo Horizonte e o São Paulo jogou com o Arsenal da Argentina no Morumby.
GAUCHÃO
São Luiz e Inter decidem a primeira fase do Gauchão neste domingo. Como o clube de Ijui realizou melhor campanha na fase classificatória a decisão será no estádio Dezenove de Outubro. Considero o Inter favorito, mas o São Luiz tem mostrado ser uma equipe muito perigosa. Paulo Porto ainda está invicto no comando da equipe.
SÃO LUIZ
Assisti a vitoria do São Luiz ante o Caxias por dois a um. Foi um excelente jogo quando os comandados de Paulo Porto foram melhores e mereceram a vitória. Mostrou ter um excelente goleiro, o Oliveira, uma defesa segura, um bom meio de campo e um ataque muito rápido oportunista. Enfim, se voltarem a apresentar essas qualidades vão vender muito caro uma eventual derrota. Será o jogo da vida do São Luiz...
INTER
Num jogo em que Forlan foi o grande nome, pois marcou os dois gols colorados, o Inter derrotou o Esportivo pelo outro jogo da semi-final. Apesar de dominar amplamente as ações, mostrando ter muito mais qualificação técnica, o Inter não jogou bem. Faltou penetração dos atacantes, tanto que os gols de Forlan foram marcados depois de dois belos chutes de fora da área. O Inter deverá jogar bem mais na final porque o São Luiz é bem melhor do que o Esportivo.
GAUCHÃO
A segunda fase do Gauchão, a Taça Farroupilha inicia no próximo dia dezesseis. Agora os clubes se enfrentarão dentro do mesmo grupo. Os primeiros jogos serão Grêmio X Lajeadense, Caxias X Cerâmica e Esportivo X Juventude. O Inter vai jogar no domingo contra o Canoas no estádio da ULBRA. Essa fase findará no dia quatorze de abril. O certame terminará no dia cinco de maio.
GRANDE VITÓRIA DO PENHAROL
No dia treze de março de 1963 o Grêmio foi a Montevidéu enfrentar amistosamente o Penharol. Os uruguaios venceram por 5X4. Paulo Lumumba dois, Renato Silva e Marino marcaram para os gaúchos e Sassia dois, Abadie dois e Cabrera para os uruguaios. O Penharol venceu com Maidana; Gonzalez (Caetano), Cano, Matosas e Lezcano; Ruben Gonzalez e Sassia; Moure, Abadie, Cabrera e Joya. O Grêmio foi derrotado com Henrique (Irno); Renato Silva, Airton, Altemir e Ortunho; Gilnei ( Sérgio Rio Branco) e Milton; Marino, João Severiano (Alcindo), Paulo Lumumba e Vieira. O local desse histórico jogo que foi dirigido pelo árbitro Antonio Jaó foi o lendário estádio Centenário. A realização deste jogo está completando meio século nesta semana.

COMENTÁRIOS ()