Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2017 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


Libertadores I

Grêmio e Botafogo jogaram na noite da última quarta-feira na Arena pelo jogo de volta da Libertadores. No jogo de ida ocorreu um empate sem gols, onde o destaque da partida foi Artur. Já na Arena, o Grêmio ficou encurralado com o esquema montado pelo técnico do time carioca, Jair Ventura, até os 39 minutos do primeiro tempo, quando Renato Portaluppi trocou Leo Moura por Everton, fazendo com que o time tricolor utilizasse mais os contra-ataques. Já no segundo tempo, em uma cobrança de falta batida por Edilson para a área, o centroavante paraguaio, Lucas Barrios, cabeceou sem chances para o goleiro do botafogo, Gatito Fernàndez. Para os tricolores os últimos minutos de partida foram muito nervosos, já que o time carioca foi para cima colocando três atacantes para finalmente conseguir o empate, que dava a classificação para o Botafogo. No entanto, de nada adiantou e com quatro minutos de acréscimos, o juiz apitou o final da partida, classificando o tricolor gaúcho para mais uma semifinal da Libertadores da América.

Libertadores II

Além do Grêmio e Botafogo outros seis clubes ainda estão “vivos” nessa competição. O outro brasileiro é o Santos que empatou com o Barcelona de Guaiaquil em um gol no jogo de ida, lá no Equador, mas levou 1x0 aqui na Vila Belmiro, sendo eliminado da competição. O Jorge Wistermann goleou o argentino River Plate por 3X0. Agora vai ao “Monumental de Nuñez” com amplas chances de eliminar os “portenhos”. No confronto dos argentinos o Lanus terá muitas dificuldades em reverter o escore adverso de 2X0 que o San Lorenzo lhe impôs.

Brasileirão

Depois da realização da vigésima quarta rodada do Brasileirão, o Corinthians, que derrotou o Vasco com um gol de Jô bastante duvidoso, continua cada vez mais líder. Agora voltou a ter uma diferença de dez pontos para o Grêmio, o seu mais próximo seguidor. Os tricolores e o Santos, que estão envolvidos na Libertadores, foram derrotados. Os demais integrantes do G6 são Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro. Os clubes que estão integrando o indesejado Z4 são São Paulo, Coritiba, Vitória e Atlético Goianense. Na última segunda feira jogaram Palmeiras X Coritiba, onde o time do Palestra Itália, ganhou o jogo por 1x0.

A título de curiosidade eis a classificação:

Líder – Botafogo – 12 pontos, Vice- Avaí- 11 pontos, 3º Cruzeiro 10 pontos/ saldo 3 e 4º Atlético Goianense 10pontos saldo 2. Grupo de Rebaixamento: 17º Grêmio 4 pontos saldo 2, 18º Bahia 4 pontos saldo – 2 . 19º Coritiba 2 pontos e o lanterna Sport com apenas um ponto.

Grêmio

O que está ocorrendo com a equipe gremista? A massa tricolor espera que Renato Portaluppi saiba. No returno do Brasileirão já ocorreram três derrotas. A necessidade de vencer a Libertadores e lesões tem obrigado o técnico colocar em campo equipes com ausências de importantes titulares. Neste domingo o Grêmio vai ao estádio da Fonte Nova enfrentar o Bahia.

Brasileirão B

A última rodada foi ótima para os clubes gaúchos, que venceram seus jogos. O Inter derrotou o Figueirense e reassumiu a liderança. O Juventude venceu ao Criciúma e está na quinta colocação. Por sua vez o Brasil suplantou o CRB e assim ficou bem distante do Z4, que o seu grande temor. Os demais integrantes do G4 são o Paraná, América MG e o Vila Nova que se enfrentaram na última terça feira. ( Atentar para o resultado deste jogo) No Z4 estão Goiás, Figueirense, Náutico e ABC. Como vemos três tradicionais clubes brasileiros em situação bastante delicadas.

COMENTÁRIOS ()