Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2017 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


Libertadores

O Grêmio é Campeão da Copa Libertadores, ou melhor Tri Campeão. Jogou muito melhor do que o Lanus e mereceu a vitória e o título. Na primeira etapa surpreendeu os argentinos com marcação alta e complicando a saída de bola dos seus adversários. O Lanus adota uma tática suicida com o goleiro Andrada jogando adiantado como um terceiro zagueiro. O Lanus errou muitos passes. Foi num erro desses que a bola sobrou para o contestado Fernandinho, que pegando a bola no seu campo, correu até adversária e na saída do goleiro chutou a bola para as redes aos 26 minutos. Aos 41 minutos Luan ampliou depois de uma jogada de craque. Pegou a bola na intermediária e a drible entrou na área. E com uma cavadinha colocou a bola nas redes argentinas. Na fase final, o Lanus apesar do esforço de seus atletas, foi impotente para ameaçar para a meta do excelente Marcelo Grohe. Aos 24 minutos Jailson derrubou Acosta dentro da área cometendo pênalti . Sand cobrou e marcou, decretando o placar final. Grêmio 2 X Lanus 1. Geromel é o novo capitão América para grande vibração da massa que lotou a Arena e a avenida Goethe. Renato Portaluppi é o primeiro treinador que também conquistou a Libertadores como atleta.

Brasileirão

Depois a penúltima rodada do certame o Corinthians manteve a expressiva diferença de nove pontos em relação ao Palmeiras, o novo vice-líder. O “Timão” está com 72 pontos e o Palmeiras com 63. O Grêmio que empatou com o Atlético GO e o Santos vem a seguir com 62. Estes clubes já estão classificados para a fase de grupos da Libertadores. Os clubes que hoje iriam para a fase de grupos são o Cruzeiro, Flamengo e Vasco. Botafogo, Chapecoense e Atlético MG ainda tem chances de participarem da fase classificatória. Depois de ser derrotada pelo Vitória, a Ponte Preta foi o segundo clube a ser rebaixado antecipadamente. O primeiro foi o Atlético Go. Na última rodada será decidida a sorte Avaí, Sport, Coritiba e Vitória. Dois deles cairão.

Brasileirão B

No último sábado tivemos a última rodada do certame. Como era previsível o América MG conquistou o título seguido do Inter, Ceará e Paraná. Os clubes rebaixados foram o Luverdense, Santa Cruz, ABC e Náutico.

Inter I

Na sua despedida da Segunda Divisão Brasileira, o Inter derrotou o Guarani por 2X0, no Beira Rio. Niko Lopez marcou os dois gols colorados. D Alessandro e Camilo jogaram juntos na meia cancha e foram decisivos em mais essa vitória.

Inter II

No final do jogo a direção colorada surpreendeu a todos com a comunicação que Odair Helmann será o técnico para as competições do próximo ano. Eu considerei acertada a decisão da diretoria, pois Odair é um jovem e promissor técnico. Eu o considero bem melhor do que o Abelão e o Cuca que eram nomes aventados depois que o Roger, que era o meu preferido, se acertou com o Palmeiras.

Inter III

Odair agora vai ter que pulso muito firme para realizar o grande número de dispensas necessárias no elenco. E, muito criterioso e eficiente na contratação dos novos reforços. O primeiro reforço contratado foi o Roger, ex atacante do Botafogo. Ele não joga a vários meses e há pouco se submeteu a uma delicada intervenção cirúrgica.

COMENTÁRIOS ()