Sábado, 16 de Dezembro de 2017 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


GAUCHÃO I
Após a rodada do último fim de semana o Passo Fundo lidera o Grupo A com onze pontos seguido do Grêmio com dez. O lanterna é o Cerâmica com três. No Grupo B os líderes são o Inter e o Juventude com treze pontos seguidos do Veranópolis com dez. O lanterna é o São José com apenas dois pontos. Inter e Juventude com as suas pontuações já estão classificados para fase mata mata. Grêmio, Passo Fundo, Veranópolis e Novo Hamburgo estão muito próximos de chegar lá.
GAUCHÂO II
Na classificação geral o Inter lidera com vinte e oito pontos seguido do Lajeadense com vinte e seis. O Juventude é o terceiro com vinte e quatro e o Grêmio com vinte e dois é o quarto. Os três últimos, que seriam rebaixados, caso o certame findasse agora, seriam Canoas, Santa Cruz e Cruzeiro. Como ainda faltam duas rodadas para o final do campeonato Caxias, São José, Cerâmica, Novo Hamburgo, Veranópolis e Pelotas ainda estão ameaçados de disputar a Segundona no próximo ano. Considero que Caxias, São José, Cruzeiro e São Luiz são as grandes decepções. E o Novo Hamburgo e o Veranópolis os clubes que melhor reagiram.
INTER
O jogo do último sábado teve duas fases bem distintas. Na primeira etapa Esportivo foi bem melhor e merecia ter vencido. Colocou duas bolas na trave, que por puro capricho não resultaram em gol. No final dessa fase os serranos tiveram a expulsão de Ediglê. Na etapa complementar, com superioridade numérica em campo, o Inter dominou amplamente as ações e chegou a vitória com tranqüilidade. Neste domingo o Inter enfrenta o Veranópolis lá no Antonio Davi Farina. Na última quarta feira os colorados estrearam na Copa do Brasil lá no Acre enfrentando o Rio Branco. Na etapa inicial o Inter voltou a decepcionar, jogando muito mal. Depois da expulsão de D Alessandro, piorou ainda mais. Na etapa final melhorou um pouco, principalmente depois da entrada de Caio, que marcou um gol e sofreu o penalte que Forlan converteu. O gol decretou a classificação antecipada dos colorados. Agora o adversário nessa competição deve ser o Santa Cruz de Recife. O Inter festejou seu aniversário classificado.
COPA DO BRASIL
O Veranópolis, com sua equipe reserva, venceu em casa ao Santo André, pelo escore mínimo. Foi o único clube de nosso interior que saiu vitorioso. O Brasil perdeu no Bento Freitas para o Atlético PR e o Caxias jogando na casa do Rezende foi derrotado por dois a um depois de marcar primeiro. Portanto todos ainda terão que cumprir mais um jogo.
GRÊMIO
Os comandados de Luxemburgo não passam por um bom momento. Após a derrota para o Cruzeiro, não passaram de um empate com o Passo Fundo lá no Vermelhão da Serra. O resultado foi justo pelo apresentaram as equipes. O Passo Fundo jogou de igual para igual e mereceu o resultado que lhe manteve na liderança do Grupo. O grande objetivo gremista hoje é fazer uma excelente preparação para o jogo do próximo dia dez contra o Fluminense pela Libertadores, na Arena. Marcelo Moreno ainda não teve a sua situação definida pela Comissão Técnica Gremista. Eu lamento a sua situação, pois em forma o atleta seria uma ótima opção para o ataque tricolor. Neste sábado o Grêmio enfrenta o Cerâmica na Arena. A goleada do Huachipato pode complicar a situação gremista. Alem dos três pontos os chilenos aumentaram significativamente o seu saldo de gols. A vitória ante o Fluminense é fundamental para a classificação.
SEGUNDONA
São Paulo e Avenida lideram o Grupo A e o Brasil – Pel e o Glória o Grupo B.
SER CAXIAS – 78 ANOS
A Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul, a SER Caxias está completando expressivos setenta e oito anos de vida esportiva neste dia dez, pois foi fundado no ano de 1935. Originalmente o clube se chamava Clube Esportivo Flamengo. Essa denominação foi trocada quando ocorreu a fusão com o Juventude nos anos setenta. Quando aconteceu a cisão permaneceu com o nome e com as mesmas cores, a tradicional cor grená. O Caxias há muitos anos integra o grupo de elite de nosso futebol e em 2000 sagrou-se campeão gaúcho sob o comando de Tite.
DANÇA DOS TÉCNICOS
Agenor Picinin não é mais o técnico do São José. Foi substituído pelo Paulo Mattos, que vai dirigir a equipe nos dois jogos finais.

COMENTÁRIOS ()