Tera-Feira, 11 de Agosto de 2020 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


Brasileirão

A medida que o tempo passa mais se solidifica a liderança palmeirense. Na última rodada teve sorte, pois ao empatar com o Atlético Mineiro, o Inter empatou com o Ceará e o Flamengo foi derrotado pelo Botafogo. Assim, mesmo não vencendo se manteve na liderança com boa vantagem sobre os seus mais próximos seguidores. O Palmeiras está com 67 pontos seguido do Inter com 62, o Flamengo com 60 e o Grêmio com 58. Estes são os atuais ocupantes do G4. No Z4 estão a Chapecoense, Vitória, América Mineiro e Paraná, já rebaixado. Ceará, Vasco e Sport ainda estão a perigo. Os cinco jogos que faltam para findar o certame serão para matar cardíaco.

Inter

Novamente o Inter decepcionou o seu torcedor. Jogando em Fortaleza contra o Ceará saiu na frente com um gol de Damião. Depois aceitou a reação dos cearenses, cedeu o empate e quase foi derrotado. Marcelo Lomba novamente esteve brilhante. Não sei porque os comandados de Odair Helmann se apequenam diante de adversários teoricamente mais fracos. Nesta quinta-feira jogarão com o América Mineiro. Outro adversário muito difícil porque o “Coelho” está numa posição muito delicada na tabela de classificação. Na segunda-feira irá ao Engenhão enfrentar o Botafogo, num jogo complicado, pois o “Fogão” ainda não está totalmente salvo do rebaixamento.

Grêmio

Num jogo em que o Vasco ofereceu uma resistência inesperada , o Grêmio venceu favorecido pela gritante falha do goleiro Martin Silva, que é da seleção uruguaia. Os garotos Matheus Henrique e Jean Pierre foram os destaques na vitória gremista. Nesta quinta-feira os comandados de Rento Portaluppi terão um jogo decisivo com o São Paulo lá no Morumby. Ambas equipes estão com a mesma pontuação. O Grêmio leva vantagem nos critérios. No domingo os gremistas recepcionam a Chapecoense, que está em franca recuperação para fugir do rebaixamento. Na última segunda-feira derrotou o Santos lá no Pacaembu.

Dança dos técnicos

No último domingo o São Paulo dispensou Diego Aguirre e efetivou para os jogos finais André Jardine e o América Mineiro anunciou Givanildo de Oliveira para o lugar do Adilson Batista. Curiosamente a dupla Grenal vai enfrentar esses adversários de técnicos novos.

Brasileirão B

Lamentavelmente o Juventude foi rebaixado. Trata-se de uma grande perda para o futebol gaúcho. Agora apenas o Brasil representa o nosso estado nesse certame. O Fortaleza com uma grande campanha sob o comando do Rogério Ceni se sagrou campeão com bastante antecipação. CSA, Goiás e Avai estão quase chegando lá. No Z4 o BOA a muito tempo já está rebaixado. O Sampaio Correia também vai disputar o Brasileirão C em 2019. Paysandu e CRB lutam desesperadamente para se salvar. Um dos dois vai cair.

Brasil

O Xavante melhorou bastante nos últimos jogos sob o comando do Rogério Zimermann e chegou aos 46 pontos que lhe dão a garantia de permanecer na B no próximo ano. Neste sábado o Brasil enfrenta o Guarani de Campinas no Bento Freitas.

Juventude

Lamentavelmente os “Papos” não foram felizes neste ano. Realizaram uma campanha fraca com muitos empates, no Jaconi e fora, e assim não alcançaram uma boa pontuação. Foi derrotado pela Ponte Preta em casa ocasionando a seu rebaixamento. Nesta quinta-feira vai a Fortaleza enfrentar o campeão, só para cumprir tabela.

COMENTÁRIOS ()