Quarta-Feira, 18 de Outubro de 2017 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


BRASILEIRÃO
Após a realização dos jogos da última semana os três clubes melhores colocados venceram. Assim a distância de pontos entre eles permaneceu a mesma. O Fluminense venceu o clássico com o Botafogo, o Atlético MG goleou o Figueirense e o Grêmio, de virada, derrotou o Cruzeiro no Olímpico. O Vasco segue na quarta colocação. O Inter empatou novamente, desta vez com o Santos. No grupo da morte continuam Sport, Palmeiras, Figueirense e Atlético GO. A situação dos dois últimos é delicadíssima.

GRÊMIO
De virada o Grêmio derrotou o Cruzeiro de Celso Roth no último sábado. A vitória mantém viva a chance gremista para chegar à vice-liderança. Neste domingo os gremistas recepcionam o Botafogo no Olímpico. No primeiro turno o Grêmio venceu pelo escore mínimo. Na última quinta feira os tricolores foram a Recife enfrentar o Sport. Deixo de comentar esse jogo devido ao fechamento desta edição. Nesses jogos Vanderlei Luxemburgo não poderá contar com Marcelo Moreno que está servindo a seleção boliviana e Fernando que está na seleção brasileira. Contra o Sport Zé Roberto e Elano não jogaram devido a lesões.

INTER
O Inter empatou novamente. Os colorados são recordistas de empates neste Brasileirão. Já são doze na competição. Assim cada vez mais os colorados vão se afastando das primeiras colocações. Desta vez foi com o Santos. O tabu de não vencer na Vila Belmiro continua mantido. Neste domingo o Inter vai ao Serra Dourada enfrentar o Atlético GO. Na última quarta feira jogou com o Atlético MG que jogou desfalcado de Ronaldinho Gaúcho, punido pelo TJD por lance violento no jogo com o Grêmio. Curioso que o árbitro não marcou falta na jogada e posteriormente o atleta foi penalizado com um jogo pelo auditor que viu o lance faltoso pelo vídeo. Muito estranho. Deixo de comentar o desenrolar dessa partida devido o fechamento antecipado desta edição devido ao feriado do dia doze.

SEGUNDONA BRASILEIRA
O Vitória do Paulo César Carpegiani continua líder seguido do Criciúma, Goiás e São Caetano. Na outra extremidade temos Guaratinguetá, Bragantino, Barueri e Ipatinga. Em minha opinião os dois últimos já estão rebaixados.

TERCEIRONA BRASILEIRA
O Caxias está na quarta colocação depois de vencer o Vila Nova-GO. O líder é a Chapecoense, seguido do Macaé e Duque de Caxias.

SEGUNDONA GAÚCHA
A fase de classificação findou. Agora começa a fase mata-mata. O emparceiramento ficou assim: Guarany Ba X Aimoré, Gaúcho X Três Passos, Tupi X Garibaldi e Nova Prata X Bagé.

COPA HELIO DOURADO
No próximo sábado inicia a fase de oitavas de final com os seguintes jogos: Grêmio X Ypiranga, Cruzeiro X Brasil – Pel, Pelotas X Caxias, Milan X São Paulo, Cerâmica X Sapucaiense, 14 de Julho X Guarany – Camaquã e Juventude X Novo Hamburgo.

FORTALEZA
Retornei na última segunda feira de Fortaleza onde passei uma semana. Lá visitei o estádio do Castelão. Lamentavelmente não me foi permitido visitá-lo no seu interior. Pela parte externa, pelo que se pode ver, está bastante adiantado. O estádio Presidente Vargas está muito bonito, pois foi reformado há pouco tempo. O tratamento eu me foi dispensado lá, assim como no estádio Alcides Santos do Fortaleza foi excelente. Também visitei o estádio Elzir Cabral do Ferroviário, que agora é treinado pelo Gilson Maciel. Lamentavelmente ele não se encontrava quando lá estive. Infelizmente não me foi permitido entrar no “Ninho das Cobras”, o estádio Carlos de Alencar Pinto do Ceará, o “Vovô” do futebol cearense.

A AGRESSÃO DE EVERALDO
No dia dezoito de outubro de 1972 jogaram no Olímpico Grêmio e Cruzeiro MG pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. O jogo findou empatado em um gol. Oberti e Lima foram os artilheiros. Esse jogo passou para a história porque Everaldo, o nosso único tri campeão mundial, aos trinta e dois minutos do tempo inicial foi expulso pelo árbitro José Favilli Neto e o agrediu com um soco. Devido a esse lamentável fato Everaldo foi punido com um ano de suspensão. O Grêmio que era treinado pelo Daltro Menezes jogou com Jair; Everaldo, Ancheta, Beto Bacamarte e Jorge Tabajara; Jadir, Ivo Wortman e Buião (Renato Cogo); Oberti, Lairton e Loivo. Esse histórico jogo está completando quarenta anos de sua realização nesta semana.

COMENTÁRIOS ()