Quinta-Feira, 22 de Junho de 2017 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


LIBERTADORES
Na última quinta feira o Grêmio jogou uma partida decisiva contra o Huachipato, lá no Chile. Deixo de comentar esse jogo devido ao fechamento desta edição. Na mesma noite o Fluminense também decidiu a sua sorte contra o Caracas, em partida que foi jogada no Engenhão. Nos demais grupos os clubes brasileiros estão muito bem. Palmeiras, Atlético MG e Corinthians e São Paulo já estão classificados. O São Paulo derrotou o invicto “Galo” mineiro num jogo de muita superação. Mereceu a vitória.
GAUCHÃO
Findou no último domingo a fase de classificação do Gauchão. Grêmio, Passo Fundo, Veranópolis e São Luiz se classificaram no Grupo A e Inter, Juventude, Veranópolis e São Luiz no Grupo B. Neste fim de semana inicia o mata mata para definir o campeão da Taça Farroupilha. Os jogos serão entre Passo Fundo X Veranópolis, Juventude X Novo Hamburgo, Inter X Lajeadense e na segunda feira Grêmio X São Luiz.
REBAIXADOS
Canoas, Santa Cruz e Cerâmica foram os três clubes rebaixados. O Canoas há muito era considerado candidato certo. O Santa Cruz no ano de seu centenário, apesar da grande reação no final, não conseguiu fugir, o mesmo acontecendo com o Cerâmica, que foi derrotado pelo Cruzeiro no jogo final, o que impediu a realização de mais um clássico do rio Gravataí.
COPA DO BRASIL
O Caxias enfrentou o Rezende na noite da última quinta feira no Centenário. O “Grená” precisa de uma vitória para seguir adiante. Lamentavelmente o Veranópolis, que jogou por um empate com o Santo André, foi derrotado por dois a zero, o mesmo escore que o Brasil de Pelotas perdeu para o Atlético Paranaense. Dos gaúchos apenas o Inter está classificado. Deve enfrentar o Santa Cruz de Pernambuco. O primeiro jogo será no Arrudão em data a ser anunciada em breve.
KIKO
Foi com surpresa que constatei que o ator mexicano Carlos Villagrán, o popular Kiko foi convidado para ser um dos embaixadores de Porto Alegre para a Copa do Mundo de 2014. Achei um disparate, pois o ator não tem nada a ver com o nosso futebol. A sua popularidade está muito longe das quatro linhas. Creio que foi uma decisão infeliz das nossas autoridades.
GUARANY DE BAGÉ – 106 ANOS
O Guarany Futebol Clube, de Bagé é um dos clubes gaúchos aniversariantes nesta semana. Fundado no dia dezenove de abril de 1907, o “índio” bajeense completa cento e seis anos de vida esportiva. Lamentavelmente o clube que já foi duas vezes campeão gaúcho hoje está na nossa terceira divisão.
CERÂMICA – 63 ANOS
O Cerâmica Atlético Clube, de Gravataí também está ficando mais velho nesta semana, pois também foi fundado no dia dezenove de abril, só que do ano de 1950. Portanto está completando sessenta e três anos. Lamentavelmente o Cerâmica foi um dos clubes rebaixados do Gauchão neste ano.
ENCANTADO – 71 ANOS
O Esporte Clube Encantado, da cidade do mesmo nome está chegando ao seu septuagésimo primeiro ano de vida esportiva, pois foi fundado no dia vinte e um de abril de 1942. Infelizmente o clube há vários anos está licenciado das atividades esportivas.
FARROUPILHA – 87 ANOS
O Grêmio Atlético Farroupilha, de Pelotas também está ficando mais velho nesta semana, pois foi fundado no dia vinte e um de abril de 1926. Está chegando ao seu octogésimo sétimo ano de atividades. O “Farrapo” atualmente disputa a nossa Segundona.
TORRENSE – 64 ANOS
O Grêmio Esportivo Torrense, de Torres é outro clube aniversariante nesta semana. Fundado no dia vinte e um de abril de 1949, está completando sessenta e quatro anos de vida esportiva.
LAJEADENSE – 102 ANOS
O Clube Esportivo Lajeadense, de Lajeado também está ficando mais velho nesta semana. Foi fundado no dia vinte e três de abril de 1911. No último Gauchão teve uma brilhante participação, tendo se sagrado o campeão do interior.

COMENTÁRIOS ()