Sábado, 25 de Março de 2017 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


GAUCHÃO
O título gaúcho deste ano ficou com o Inter, que derrotou o Juventude nos penaltes. Foi a terceira conquista consecutiva colorada. O Inter venceu as duas competições, a Copa Piratini e a Copa Farroupilha. O Inter mereceu o título porque foi a equipe que mais pontuou, teve o artilheiro do certame, o goleiro menos vazado e o craque. O Juventude foi um ótimo adversário vendendo muito caro a derrota que foi nos detalhes das cobranças de penas máximas. O vice-campeão foi o Lajeadense e o campeão do Interior o São Luiz.
INTER
Inegavelmente o Inter foi a melhor equipe deste Gauchão. Teve atuações brilhantes em vários jogos. Mas temos que reconhecer que o time decaiu muito de produção nas últimas partidas. A meia cancha ainda não está devidamente entrosada. As lesões de Igor e Josimar, que em minha opinião, são melhores do que Airton, prejudicaram o rendimento da equipe. A direção já confirmou que vai contratar para o Brasileirão. Certificou-se que com esse elenco terá poucas chances de fazer boa campanha. No dia quinze teremos o jogo de volta com o Santa Cruz lá em Caxias do Sul. O Brasileirão inicia no dia vinte e cinco de maio e o Inter joga no dia seguinte contra o Vitória lá na Bahia.
GRÊMIO
Os atletas embarcaram para Bogotá na última quarta feira para se aclimatar melhor com a altitude da cidade. O Grêmio jogará com a vantagem do empate, porém se for derrotado pelo escore mínimo será desclassificado. Para esse importante jogo retornam a equipe Zé Carlos e
Werley. Portanto os tricolores deverão atuar com a força máxima. Pelo Brasileirão os comandados de Vanderlei Luxemburgo estréiam conta o Náutico no dia vinte e seis na Arena.
SEGUNDONA GAÚCHA
Os clubes classificados para o mata mata final foram Brasil Pel, Glória, São Paulo e Riograndense de Santa Maria que foi o que mais pontuou. Neste fim de semana teremos o jogo de volta que são: Glória X São Paulo e Riograndense X Brasil.
TERCEIRONA GAÚCHA
Já foram sorteados os grupos para essa competição que ainda não tem data para iniciar. No Grupo A teremos Guarany de Bagé, Garibaldi, Nova Prata, Cachoeira, Sapucaiense, Atlético Carazinho, 14 de Julho de Livramento e Palmeirense. Os clubes do Grupo B são Grêmio Bagé, Guarani de Venâncio Aires, Tupi, Igrejinha, Rio Grande, Milan, GEPO e Três Passos.
GAUCHO – 102 ANOS
O Sport Club Gaúcho, de Passo Fundo é um dos clubes gaúchos aniversariantes nesta semana, pois foi fundado no dia doze de maio de 1911. Portanto está completando expressivos cento e dois anos vida esportiva. O Gaucha está disputando a nossa Segundona, não tendo obtido classificação na primeira fase do certame.
INTER SM – 85 ANOS
O Esporte Clube Internacional, de Santa Maria é o outro clube de nosso estado que está ficando mais velho, pois foi fundado no dia dezesseis de maio de 1928. Está chegando ao seu octogésimo quinto ano de vida esportiva. O “Colorado” santa-mariense também é integrante do grupo da nossa Segundona e também não obteve classificação na primeira fase.
O RETORNO DO SÃO JOSÉ
Como sabemos o São José estará completando o seu centenário no próximo dia vinte e quatro. O clube teve uma participação ativa até o ano de 1948, quando paralisou suas atividades. Favorecido pela extinção do Renner, Força e Luz e Nacional, retornou às atividades em 1958. O retorno dos Zéquinhas ocorreu no dia quinze de maio de 1958. Nessa data o clube enfrentou o Grêmio no estádio do Passo d´Areia. O resultado final foi um empate em dois gols. Chico e Camargo marcaram para os locatários e Milton e Rudimar para os tricolores. O São José jogou com Periquito; Osmar e Louro; Antônio, Jorge Farias e Lula; Chico, Pinto, Camargo, Itamar e Daniel (Armando). O técnico era José Francisco Duarte Junior, o saudoso Teté. O Grêmio que era orientado pelo também saudoso Foguinho empatou com Germinaro; Airton e Léo; Figueiró, Elton e Enio Rodrigues; Batuqueiro, Elucio ( Gessy), Rudimar, Milton e Vieira. O árbitro desse histórico jogo, que está completando cincoenta e cinco anos de sua realização nesta semana, foi Aparicio Viana e Silva. Nesse ano eu contava com doze anos de idade e estive presente no Estádio do Passo d´Areia assistindo essa partida.

COMENTÁRIOS ()