Quarta-Feira, 21 de Outubro de 2020 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


Brasileirão

Findou no último domingo o Brasileirão edição 2019 sem surpresas. Flamengo, Santos, Palmeiras, Grêmio, Athletico Paranaense e São Paulo vão para a fase de Grupos da Libertadores. Inter e Corinthians vão para a fase mata mata. Fortaleza, Goiás, Bahia, Vasco e Atlético Mineiro vão disputar a Copa Sul Americana. Cruzeiro, CSA, Chapecoense e Avaí foram rebaixados e vão disputar a Segundona brasileira no próximo ano. Bragantino, Sport, Coritiba e Atlético Goianense foram promovidos ao grupo de elite de nosso futebol.

Grêmio

Mesmo disputando muitos jogos com equipes genéricas devido às várias competições que se viu envolvido, o Grêmio conseguiu o seu intento. Vai disputar mais uma Libertadores na fase de Grupos. A direção gremista além de ter que renovar o contrato com o Renato Portaluppi, terá que contratar reforços qualificados. Tardelli e Luan deverão ser negociados. Léo Moura, Galhardo, Rômulo e Vizeu já foram dispensados. Ocorrerão outras dispensas. A gurizada que atua na base é muito boa e em bastante quantidade, como mostrou o time que jogou em Goiânia no último domingo. Teremos novidades nas próximas semanas.

Inter

Na fase final o Inter teve mais forte do que juízo, quando foi derrotado foi favorecido por resultados paralelos que lhe garantiram a classificação para a fase de mata mata da Libertadores. O novo técnico, o argentino Eduardo Coudet vai ter muito trabalho para montar um time competitivo para enfrentar fase de mata matas da Libertadores. Muitas dispensas deverão ocorrer no grupo de profissionais. Muitos garotos da base deverão ser aproveitados. Contratações pontuais deverão ser efetuadas.

Cruzeiro

O Cruzeiro Esporte Clube de Belo Horizonte foi o clube considerado grande que foi rebaixado. Agora desse seleto grupo só não caíram o Flamengo, Santos e São Paulo. O Grêmio foi rebaixado duas vezes. (nos anos 1991 e 2004) e o Inter no ano de 2016. O grande que caiu mais vezes foi o Vasco da Gama. Caiu em três oportunidades (nos anos de 2008, 2013 e 2016).

Seleção do Campeonato da CBF

Foi escalada com Santos (goleiro do Athlético Paranaense), Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Mari e Filipe Luiz; Bruno Guimarães, Gerson e Éverton Ribeiro; Arrascaeta, Gabigol e Bruno Henrique. Portanto foi a equipe do Flamengo com dois atletas do Athlético Paranaense.

Recopa Gaúcha

Grêmio como campeão gaúcho e o Pelotas como campeão da Copa Seu Verardi vão disputar a Recopa Gaúcha. O primeiro jogo será no dia 19 de janeiro na Boca do Lobo.

Clubes Gaúchos no Brasileirão

A dupla Grenal permanece no Brasileirão A, o Brasil de Pelotas e o Juventude vão participar do Brasileirão B, o São José vai disputar o Brasileirão C e o Pelotas, Caxias e São Luiz vão para o Brasileirão D.

Grupos da Segundona Gaúcha em 2020
Grupo A: Igrejinha, Glória, Brasil de Farroupilha, União Frederiquense, Veranópolis, Cruzeiro e Tupi de Crissiumal.
Grupo B: São Paulo, Grêmio Bagé, Guarany de Bagé, São Gabriel, Inter SM, Avenida, Guarani de Venâncio Aires e Lajeadense.

COMENTÁRIOS ()