Tera-Feira, 11 de Agosto de 2020 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


Gauchão
Este final de semana é movimentado. No sábado, no Beira Rio se enfrentam o Inter x Novo Hamburgo. E no domingo São Luiz x Pelotas (em Ijuí); Juventude x Ypiranga (em Caxias do Sul); Brasil x São José (em Pelotas), Esportivo x Caxias (em Bento Gonçalves – clássico da Polenta) e Aimoré x Grêmio (em São Leopoldo). Nesta rodada decide-se os finalistas dos dois grandes e a respectiva ordem dos jogos finais que serão nos dias 16 e 22 de fevereiro.

Grêmio
Depois da derrota no jogo inicial contra o Caxias, o Grêmio passeou no Gauchão e deve ser o campeão de seu grupo. Na última segunda-feira, goleou o Esportivo por 5 x 0. As novas contratações, Diego Souza, Thiago Neves e Orejuela estrearam com boas atuações. O Grêmio vai jogar a Libertadores apenas em março.

Inter
A maratona do Inter está grande. Não está sendo fácil para o Coudet conciliar jogos do Gauchão com a Libertadores. No jogo da última terça-feira conta a Universidad de Chile o Inter até que jogou bem, porém não teve poder de fogo para abrir o placar. O empate sem gols foi um bom resultado, pois o jogo foi muito tenso devido os problemas sociais que o país andino enfrenta. Na próxima terça-feira teremos o jogo de volta no Beira Rio.

Dança dos técnicos
Ainda não findou o primeiro turno e três clubes já trocaram de técnico. Foram eles o Pelotas que trocou o Antonio Picolli pelo Luiz Carlos Winck, o Antonio Picolli assumiu o São Luiz no lugar do Leandro Machado e o Aimoré substituiu o Oliveira pelo Helio Vieira.

Destaques da história da dupla Grenal nesta semana:
Inter – No dia 07/02/49 nasceu Paulo Cesar Carpeggiani, um dos grandes craques colorados. No dia 08/02/2009 venceu o Grenal disputado no Colosso da Lagoa, em Erechim, válido pelo Gauchão, por 2 x 1, gols de D’Alessandro e Nilmar. Dia 10/02/82 estréia Rubem Paz, outro craque colorado que deixou saudades. O jogo foi Inter 5 x 0 Goias no Beira Rio, valido pelo Brasileirão. Dia 12/02/89 o Inter vence o Grenal por 2 x 1 com dois gols de Nilson. O Inter teve Casemiro expulso. Abel Braga era o técnico colorado.

Grêmio
07/02/63 – Grêmio campeão Gaúcho ao derrotar o Inter por 4 x 2. Os tricolores venceram o Gaúchão de 1962 após estar seis pontos atrás do Inter. Foi uma conquista incrível. 08/02/61 – O Grêmio sagrou-se Penta Campeão Gaúcho ao golear o Pelotas no Olímpico por 7 x 0. Foi o último Gauchão por regiões. 10/02/85 – Primeiro gol de Renato Portaluppi em grenais oficiais. O Grêmio venceu por 2 x 0. Ademir marcou o outro gol gremista. 11/02/92 – ao empatar com o Criciuma em 2 gols, o Grêmio iniciou a campanha vitoriosa para a conquista de sua segunda Copa do Brasil.

Datas festivas do interior
07/02/1977 – Associação Rosário de Futebol de Rosário do Sul; 09/02/1966 – Três Passos Atlético Clube de Três Passos; 10/02/1925 – Clube Atlético Bancário, de Pelotas – Extinto há muitos anos; 11/02/1973 – Esporte Clube Cacique de Selbach – RS

Grêmio super Campeão Gaúcho
Em 07/02/1963 – Grêmio 4 x Inter 2. Marcaram para o tricolor Ivo Diogo (2), João Severiano e Vieira; Socigo e Flávio Minuano p/Inter. A equipe do Grêmio formou com Henrique; Renato Silva, Airton, Altemir e Orgunho; Elton e Milton; Mauro, João Severiano, Ivo Diogo e Vieira. O técnico foi Sergio Moacir Torres Nunes. O Inter entrou em campo com Gainete; Zangão, Ari Hercilio, Claudio Dahlez S. Bandeira (Piloto) e Osvaldinho, Sapiranga, Mauro Barrilzinho de Polvora, Flavio Minuano e Gilberto Andrade. O técnico era Pedrinho Figueiró. O juiz foi Eunapio de Queiroz (Carioca). Essa importante conquista está completando 57 anos nesta semana.negritonegritonegritonegritonegritonegritonegritonegritonegrito

COMENTÁRIOS ()