Quinta-Feira, 22 de Outubro de 2020 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


Inter

Na noite da última quarta-feira o Inter foi a cidade colombiana de Ibagué enfrentar o Tolima local pelo jogo de ida da Libertadores. A partida findou sem gols. Na primeira etapa o Inter começou melhor, porém o Tolima reagiu e terminou essa fase bem melhor, exigindo do goleiro colorado boas defesas. Na fase complementar o Inter procurou trocar passes inócuos sem nenhuma objetividade, jogando lentamente, atrasando muito o jogo sem o objetivo de ameaçar a meta adversária. Apenas nos minutos finais é que o goleiro colombiano foi obrigado a trabalhar para manter incólume a sua meta. Assim o objetivo colorado foi atingido. O resultado de um empate sem gols é perigoso, pois se houver outro empate, desta vez com gols a vaga será do Tolima. O jogo de volta será no Beira Rio na próxima quarta-feira.

Grenal

O primeiro clássico deste ano foi vencido pelo Grêmio por 1X0, gol de Diego Souza, já nos descontos da partida. O jogo foi parelho. O Grêmio foi melhor na primeira etapa e o Inter superior na fase final. Curiosamente nessa fase os colorados jogaram com dez homens, pois Musto foi expulso no final da primeira fase. Com essa vitória os tricolores se tornaram finalistas da Taça Coronel Evaldo Poeta, que corresponde ao primeiro turno deste Gauchão.

Caxias

Ao derrotar o Ypiranga, também pelo escore mínimo, o Caxias vai decidir com o Grêmio esta fase do certame. O gol da vitória caxiense foi marcado pelo atacante Da Silva nos descontos finais do jogo. O jogo será neste domingo no estádio Centenário. O Grêmio é franco favorito.

Returno

O returno, que vai se chamar Taça Francisco Noveletto Neto, vai iniciar no próximo dia vinte e nove com os seguintes jogos: Caxias X Inter no estádio Centenário e Grêmio X Juventude na Arena. Nesta fase teremos mais um Grenal que será jogado vinte e um de março no Beira Rio.

Supercopa do Brasil

Ao derrotar o Athlético Paranaense por 3X0, o Flamengo conquistou a sua primeira Taça. O jogo foi disputado no estádio Mané Garrincha em Brasília.

Técnicos estrangeiros

Nesta temporada vários clubes brasileiros começaram as suas temporadas com técnicos estrangeiros, devido ao sucesso do português do Flamengo. Foram eles o Santos e o Avaí que contrataram outros técnicos lusitanos, o Atlético Mineiro trouxe o venezuelano Duda Mel e o Inter o argentino Eduardo Coudet. Até agora nenhum conseguiu dar ao seu time aquele salto de qualidade desejado. É bem verdade que o tempo é bastante exíguo. Devido aos maus resultados o Avaí demitiu o seu técnico português no último fim de semana. Em seis jogos foi derrotado em quatro, inclusive na Copa do Brasil, quando era franco favorito.

Efeméride Coloradas

No dia 23 de fevereiro de 1975 o Inter iniciou uma vitoriosa excursão à Europa. Derrotou o KV Ostende da Bélgica por 1X0, gol de Lula. Foram quatorze jogos com treze vitórias e um empate. Foi a primeira vitória colorada no Velho Continente. Essa vitória completa quarenta e cinco anos nesta semana.

Efeméride Gremista

No dia vinte e cinco de fevereiro de 1959 o Grêmio conquistou uma inesquecível vitória. Goleou o poderoso Boca Juniors em plena Bombonera por 4X1, quatro gols do craque Gessy Lima. Os tricolores foram o primeiro clube estrangeiro a derrotar os argentinos em seu estádio. Detalhes dessa vitória: O Grêmio jogou com Germinaro; Orlando, Airton, Ênio Rodrigues e Ortunho; Elton e Milton Kuelle; Giovani, Gessy Lima, Rudimar (Juarez) e Vieira. O técnico era Osvaldo Rolla, o saudoso Foguinho. Dos atletas acima mencionados ainda estão entre nós Milton Kuelle, Rudimar e Juarez, o “Leão” do Olímpico. Essa memorável está completando sessenta e um anos nesta semana.

COMENTÁRIOS ()