Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2017 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


BRASILEIRÃO
Inicia neste sábado mais um Brasileirão. O Inter joga no sábado com o Vitória lá no Barradão e o Grêmio no domingo com o Náutico, aqui no Alfredo Jaconi. Os tricolores estão punidos por incidentes no último Grenal do Brasileirão. Na rodada inicial já teremos clássicos como Santos X Flamengo e Corinthians X Botafogo. Hoje em minha opinião os favoritos são Atlético MG e Corinthians. Vamos ver eles confirmam. O primeiro Grenal será na décima primeira rodada na Arena e o segundo na trigésima rodada em Caxias o Sul.
GRÊMIO
Depois de muita expectativa, a direção do Grêmio resolveu manter Vanderlei Luxemburgo no comando de sua Comissão Técnica. Achei acertada a decisão, pois em minha opinião ruim com Luxemburgo, pior sem ele. O novo técnico teria que iniciar o Brasileirão sem conhecer o elenco e teria muito pouco tempo para pôr em prática as suas idéias. Como após cinco rodadas teremos uma paralisação no certame para a Copa das Confederações, o trabalho de Luxemburgo terá condições de ser melhor avaliado até lá. Certamente ocorrerão dispensas e contratações neste início de campeonato. Na próxima quarta feira os tricolores vão a Belo Horizonte enfrentar o Atlético e no domingo jogarão com o Santos na Vila Belmiro. Como vemos dois jogos muito difíceis. Portanto Porto Alegre só terá jogos ao vivo apenas dia seis de junho quando o Grêmio enfrentará o Vitória na Arena.
INTER
No Inter os maiores problemas são as lesões e as seleções que desfalcarão a equipe. Caio que vinha se destacando novamente problemas e vai ter que vai se submeter a uma intervenção cirúrgica no pé. Leandro Damião que se recupera de lesão vai disputara Copa das Confederações e poderá ser negociado com o futebol europeu. Se tal ocorrer o Inter poderá contratar Julio Batista e outros reforços. Na próxima quarta feira os colorados recebem O Criciuma e no domingo o Bahia. Como vemos o Inter terá dois adversários teóricamente fracos em Caxias o Sul.
SEGUNDONA GAÚCHA
O São Paulo, de Rio Grande é o primeiro clube classificado para disputar o Gauchão no próximo ano. Derrotou o Brasil no jogo de volta, no Aldo Dapuzzo, tanto nos noventa minutos e depois nos penaltes. Luciano, veterano goleiro do São Paulo foi o herói do jogo. Alem de grandes defesas no desenrolar da partida, no final defendeu três penas máximas. O Xavante já está classificado para disputar uma vaga com o vice do returno.
COPA LIBERTADORES
O futebol brasileiro foi mal nas oitavas de finais da competição. Os clubes paulistas e o Grêmio foram desclassificados. Restaram apenas Atlético MG e Fluminense. Na última quarta feia o “Pó de Arroz” obteve um mau resultado ao empatar em São Januário com o Olímpia sem gols. O jogo de volta será na próxima quarta feira lá no Defensores Del Chaco. Na última quinta jogaram lá no México Tijuana X Atlético MG. O jogo de volta será na próxima semana. O Santa Fé venceu o Real Garcilaso por 3X1. Boca Juniors X Newell´s foi jogado na última quinta feira.
COPA DO BRASIL
O Vitória foi eliminado pelo Salgueiro de Pernambuco surpreendentemente. O CSA do Paulo Porto eliminou o Santa Cruz . O Figueirense, Cruzeiro MG, Botafogo e Santos também estão classificados, pois obtiveram resultados favoráveis na última quarta feira.
SÃO JOSÉ CENTENÁRIO
O Esporte Clube São José, de Porto Alegre chega ao seu centenário de fundação neste dia vinte e quatro, pois foi fundado no ano de 1913. O Zequinha que é considerado o “Clube Simpatia” de Porto Alegre tem como sua grande conquista a Copa Governador de 1971. Tambem foi o primeiro clube brasileiro a viajar de avião. Em 1927 foi a Pelotas a bordo de um hidro avião da Varig.
SELEÇÃO GAUCHA 2 X SELEÇÃO BRASILEIRA 2
Em 1978 foi disputado o Mundial na Argentina. Antes de viajar para o país da Copa a nossa seleção fez uma escala aqui em Porto Alegre e realizou um amistoso com uma seleção gaúcha. Ocorreu um empate em dois gols. Eder e Lucio marcaram para os gaúchos e Toninho e Nelinho para a “Canarinho”. A nossa seleção, que era treinada pelo saudoso Aparicio Viana e Silva jogou com Corbo; Lucio, Salomon, Oberdan e Jorge Tabajara; Caçapava (Jair), Tadeu Ricci e Falcão; Tarciso, André Catimba e Eder. A “Canarinho” jogou com Leão (Carlos): Nelinho (Zé Maria), Abel, Polozzi e Rodrigues Neto; Batista, Chicão e Toninho Cerezo (Dirceu); Toninho, Reinaldo (Roberto Dinamite) e Jorge Mendonça. O técnico era Cláudio Coutinho. O jogo serviu de desagravo pela não convocação de Falcão. Esse histórico jogo foi disputado no dia vinte e cinco de maio de 1978, há trinta e cinco anos, portanto. O árbitro desse histórico jogo que teve como palco o estádio do Beira Rio foi Airton Vieira de Morais.

COMENTÁRIOS ()